Economia / Desenvolvimento

19h26min - 05 de Outubro de 2011 Atualizado em 06h02min - 28 de Junho de 2013

BDMG financia R$ 20 milhões para obras de infraestrutura em Belo Horizonte

O BDMG e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram contratos de financiamento no valor de R$ 20 milhões por meio do Novo Somma. Do total financiado, R$ 15 milhões são do Novo Somma Eco, programa para a gestão sustentável de resíduos sólidos. O restante, proveniente do Novo Somma Infra, serão utilizados na pavimentação e drenagem de várias ruas.

BELO HORIZONTE (05/10/11) - O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram nesta quarta-feira (5) contratos de financiamento no valor de R$ 20 milhões por meio do Novo Somma, linha especial da instituição que visa atender aos municípios mineiros. Estiveram presentes na solenidade secretários municipais, diretores e gerentes do BDMG.

Do total financiado para a PBH, R$ 15 milhões são do Novo Somma Eco, programa voltado para a gestão sustentável de resíduos sólidos. Os recursos serão usados na ampliação, modernização e melhorias do sistema de manejo, coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos do município. O restante dos recursos, R$ 5 milhões, proveniente do Novo Somma Infra, serão utilizados na pavimentação e drenagem de várias ruas do município.

O presidente do banco, Matheus de Carvalho, falou do esforço que o BDMG tem feito, por determinação do Governo de Minas, para estar presente em todo o Estado, “não só apoiando investimentos empresariais, como também injetando recursos nas prefeituras para viabilização de obras de infraestrutura”. Sua expectativa é que o financiamento para a PBH traga um resultado efetivo na melhoria da qualidade de vida da população da cidade.

O prefeito Marcio Lacerda lembrou que esta é mais uma parceria entre a PBH e o banco, que sempre atendeu todas suas solicitações. O prefeito ressaltou que “o BDMG é hoje um patrimônio do povo mineiro” e que “ninguém consegue entender a economia de Minas nas últimas cinco décadas, sem se lembrar da participação ativa do BDMG”.

Máquinas e equipamentos

Durante a solenidade, o presidente do BDMG destacou um marco importante conquistado pelo banco na última semana: o financiamento de mais de mil máquinas e equipamentos para 277 municípios com recursos do Novo Somma e repasses do BNDES. “São linhas importantes para apoiarmos os municípios em obras de infraestrutura e aquisição de máquinas e equipamentos. Estamos com mais de R$ 105 milhões liberados e pretendemos desembolsar este ano R$ 250 milhões”, concluiu.