13h34min - 03 de Dezembro de 2010 Atualizado em 22h29min - 26 de Junho de 2013

Belo Horizonte ganha novo voo direto para Miami, nos EUA

CONFINS (03/12/10) - Decolou na noite dessa quinta-feira (2), do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o voo inaugural Belo Horizonte/Miami. A nova rota aérea internacional que liga a capital mineira aos Estados Unidos será operada pela TAM, três vezes por semana, sem escalas e dá continuidade ao programa do Governo do Estado, o Decola Minas, que visa ampliar o número de voos internacionais e fortalecer o fluxo aéreo a partir da capital mineira. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Antonio Anastasia, da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, e do presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso.

De acordo com a secretária, “o voo é um reflexo do posicionamento mineiro no mercado internacional, e beneficia economicamente o Estado, trazendo não apenas turistas, mas aumentando também o transporte de mercadorias”, ressalta.

Antonio Anastasia lembrou da importância da preparação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para a captação de novos voos para Minas Gerais. “Até poucos anos o Aeroporto Internacional Tancredo Neves estava praticamente fechado, foi revitalizado e este é o quarto voo direto internacional”. O governador falou da expectativa de crescimento. “O Aeroporto ainda tem área para expandir e, em 2014 teremos um terminal revitalizado, mais amplo e confortável”, finalizou.

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina. De acordo com a Pesquisa de Demanda do Turismo Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, cerca de 600 mil norte-americanos visitaram nosso país em 2009, motivados por negócios, eventos e convenções, visitar amigos e parentes, lazer e outros.

O funcionamento da rota

A empresa aérea irá operar as rotas com a aeronave Boeing 767, que possui 30 assentos na classe executiva e 175 na cabine principal. O voo da TAM, que terá cerca de oito horas de duração, sai de Belo Horizonte às terças, quintas-feiras e sábados às 22h57 (horário local) e chega a Miami às 4h do dia seguinte (horário local). No sentido inverso, o voo parte de Miami às terças, quintas-feiras e sábados às 10h15 (hora local) e chega ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves às 21h19 (horário local).

Com a nova rota BH/Miami, a TAM passa a operar 18 voos internacionais em todo o Brasil. O presidente da TAM, Líbano Barroso, comemorou o novo voo. “Belo Horizonte é um importante centro de negócios do nosso país e Miami é a porta de entrada nos Estados Unidos, tanto para passageiros que viajam a trabalho quanto a lazer. Estamos orgulhosos em atender a capital mineira com voos diretos para Miami”.

Desenvolvimento econômico

O voo direto da TAM para os Estados Unidos tornará mais fácil e ágil o comércio com o segundo parceiro comercial de Minas Gerais. O modal aéreo favorece aquelas empresas que produzem ou utilizam em suas linhas itens de alto valor agregado, como joias, calçados, confecções e bijuterias, além de fomentar o comércio eletrônico nas duas direções, exportações e importações.

De janeiro a outubro deste ano, os Estados Unidos tiveram um crescimento de 66% nas exportações, atingindo um valor de US$ 1,7 bilhão. O país é o principal parceiro pelo lado das importações. No mesmo período, as importações aumentaram 24,4%, totalizando US$ 1,2 bilhão.

A opção de voos internacionais que têm como ponto de partida e destino Minas Gerais é um estímulo para que o setor produtivo diversifique sua pauta de comércio exterior, deixando-a menos dependente de itens tradicionais como minério de ferro e café.

A conexão aérea direta com Miami proporciona a oportunidade de vender para os Estados Unidos produtos perecíveis que dependem da logística aérea, como frutas e pescados. Além disso, a nova rota possibilita o incremento das exportações de produtos de valor agregado como joias, calçados, confecções e bijuterias, além de fomentar o comércio eletrônico nas duas direções, exportações e importações.

Hub estratégico de distribuição

O Governo de Minas investiu no desenvolvimento do vetor Norte de Belo Horizonte, com o incentivo, em 2005, à transferência dos voos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, além da realização de novas obras como a Linha Verde e a construção da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

De acordo com as ações do programa Decola Minas, somente em 2008, três novos voos internacionais, sem escalas, passaram a operar a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Atualmente, a TAP liga, cinco vezes por semana, Minas Gerais a Lisboa, a Copa Airlines inaugurou a rota BH / Cidade do Panamá e a American Airlines realiza a conexão da capital mineira com Miami três vezes por semana.

A estratégia do Governo de Minas vem dando resultados positivos. A retomada das rotas internacionais deu novo fôlego ao movimento de passageiros e aos negócios no aeroporto. De janeiro a outubro, Confins recebeu 133.128 mil turistas internacionais, segundo levantamento da Infraero.