Segurança / Defesa Social

08h11min - 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 11h48min - 29 de Janeiro de 2015

Bombeiros intensificam preparativos para a Operação Carnaval 2015

Foco do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais será a prevenção aos afogamentos e acidentes nas estradas mineiras

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já intensificou a sua preparação para atuação durante o Carnaval 2015. O trabalho, que será desenvolvido de 13 a 18 de fevereiro, terá como foco as atividades de prevenção aos afogamentos e acidentes em rodovias.

Na área de atuação do 3º Batalhão de Bombeiros (Pampulha), o trabalho será estendido às principais cidades em sua área de abrangência, com atendimento a aproximadamente 100 mil pessoas.  A atividade de Prevenção Contra Acidentes (PCA) será desenvolvida nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas e Morro do Pilar, nos locais de maior visitação nesta época do ano, como cachoeiras, lagoas e rios da região. De acordo com o chefe do Setor de Planejamento (B3) do 3º BBM, capitão Cristian Souza, “estas medidas reduzem os riscos de afogamentos e acidentes nos balneários, além de proporcionar uma maior aproximação dos Bombeiros com a sociedade. Internamente, ainda, o treinamento para esta missão possibilita uma reciclagem nas áreas de salvamento aquático, importantes nos atendimentos do 3º Batalhão”, afirma.

Na próxima semana, 48 bombeiros militares do Batalhão participam de um treinamento de prevenção aquática, com ênfase em salvamento aquático e mergulho. O planejamento prevê ainda a realização de vistorias em locais de eventos e a implantação de Ponto Base no trevo de Confins, viaturas estrategicamente posicionadas, com a finalidade de diminuir o tempo resposta às ocorrências.

Requalificação

No Norte de Minas, o 7º Batalhão de Bombeiros, com sede em Montes Claros, também está investindo na requalificação de seus militares com o treinamento de cerca de 500 bombeiros. As equipes operacionais serão reforçadas com o efetivo da área administrativa do Batalhão e de suas unidades subordinadas.

A primeira etapa dessa preparação foi realizada na terça-feira (27), com um treinamento intensivo de mergulho, técnicas de salvamento aquático em piscinas rasas e fundas, rios,  e Suporte Básico de Vida.  Foram requalificados os comandantes e bombeiros instrutores dos Pelotões das cidades de Diamantina, Pirapora, Curvelo, Janaúba e Januária, que serão multiplicadores desses conhecimentos em suas Unidades.  O comandante do 7º BBM, Major Waldeci Gouveia,  que coordena os trabalhos, explica a importância da atividade. “ É importante que todos os bombeiros estejam com o conhecimento atualizado em Suporte Básico de Vida e em Salvamento Aquático para que possamos prestar o melhor serviço à população”, diz.

Outra ação da Unidade será a capacitação de guarda-vidas dos clubes de Montes Claros, visando maior segurança e diminuição nos casos de afogamentos nos clubes da cidade. O treinamento será nos dias 29 e 30 de janeiro.

Prevenção

Em Divinópolis, na região centro-oeste, bombeiros do 10º Batalhão reuniram-se com representantes da Prefeitura e da Polícia Militar para discutir o planejamento das operações durante a folia.

O encontro foi na tarde do último dia 23 e incluiu a presença de integrantes da Associação de Moradores do Lago das Roseiras, local de concentração de banhistas na região de Divinópolis e palco recente de diversas operações de Prevenção Aquática, policiamento e fiscalização.

A atuação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e os outros órgãos de segurança tem por objetivo garantir a segurança e bem-estar dos frequentadores. Segundo o Comandante da 1ª Companhia Operacional do 10º BBM, Capitão Ulisses é necessário, também, colaboração e maior prudência dos próprios banhistas para garantir uma diversão segura.

No Leste de Minas, a reciclagem dos bombeiros está sendo coordenada pelo 6º Batalhão, com sede em Governador Valadares.   As matérias abrangem atendimento pré-hospitalar, Noções de Direito e de Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, além de salvamento aquático, com treinamento de natação, abordagem à vítima, técnicas de apneia e também uma avaliação de desempenho.

Já em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o 5º Batalhão de Bombeiros, também está investindo na qualificação de guarda-vidas que poderão atuar em clubes, cachoeiras e outros locais.  Já foram qualificados 19 profissionais que receberam uma certificação do Corpo de Bombeiros.