Minas por Região
Gestão

18h51min - 03 de Junho de 2011 Atualizado em 07h41min - 01 de Julho de 2013

Calendário Sociocultural na Semana do Meio Ambiente conta com a Big Band, Vozes do Morro e Valores de Minas

BELO HORIZONTE (03/06/11) - Na próxima semana, o Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa abre espaço para apresentar práticas sustentáveis, como a reciclagem de pneus e de embalagens. É a Semana do Meio Ambiente, que traz ainda o grupo Valores de Minas com uma encenação teatral. O período conta ainda com a presença da Big Band, do Palácio das Artes, e do grupo Vozes do Morro.

Já a semana que se encerra, nesta sexta-feira (3), foi marcada pela presença de crianças e jovens, engajados em projetos de arte educação das escolas estaduais. Outro destaque foi o lançamento do Programa de Cessação do Tabagismo, dirigido aos servidores estaduais que desejam parar de fumar. Os funcionários da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves puderam conferir também os talentos na viola caipira de Juarez Sales e do violonista Dandai, além de um espetáculo adaptado especialmente pela Cia de Dança do Palácio das Artes para o Calendário Sociocultural.

Meio Ambiente na Escola

O programa AmbientAÇÃO desenvolveu uma agenda especial para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A partir de terça-feira (7), o programa traz informações sobre coleta seletiva e gestão de materiais recicláveis, oficinas para produção de puffs com garrafas PET, porta objetos com embalagens Tetra Pack, entre outras.

Também na terça-feira, o grupo Valores de Minas, programa do Governo de Minas que oferece oficinas de artes para jovens de escolas públicas estaduais, se apresenta no térreo do prédio Gerais em dois horários, às 12h e às 13h30. A programação inclui ainda a exposição de móveis produzidos com pneus por artesãos de Lagamar, Noroeste de Minas; lançamento do novo site do AmbientAÇÃO; apresentação da Bolsa de Resíduos; e sessão de jogos.

Música

A diversidade de estilos e repertório pode ser conferida nas atrações musicais da semana com a Big Band do Palácio das Artes e Vozes do Morro. Este é um programa do Governo de Minas, lançado em 2008, que estimula as vocações musicais de moradores de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

O músico Hugo Heleno, acompanhado de seu violão, apresenta, na terça-feira (7), no térreo do prédio Gerais, às 12h30, o show Gueto, no estilo soul e rap. No dia seguinte, no mesmo espaço e horário, é a vez da Big Band do Palácio das Artes executar obras dos mestres do jazz e da música popular. Formada em 2006, a Big Band conta com 22 integrantes que tocam instrumentos como saxofones, trompetes, trombones, bateria, contrabaixo elétrico e acústico.

Veja a programação completa do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa no http://portalca/. Neste mesmo endereço, funcionários da podem se inscrever para participar do Calendário Sociocultural. As quintas-feiras são reservadas para o Prata da Casa, que abre espaço para apresentação do talento dos servidores na música, dança e teatro.

Arte, educação e dança

Estudantes da Escola Estadual Professora Maria Belmira, no bairro Bom Sucesso, em Belo Horizonte, provaram porque já foram campeões por três anos consecutivos, de 2006 a 2009, do Arraial de Belô Barreiro, com a Quadrilha Fogão a Lenha. O projeto foi criado em 2006, a partir de uma parceria da escola com a Fundação de Artes Corporais Fogão e apoio do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação. Para ser destaque na quadrilha, os jovens também precisam se destacar na sala de aula.

Já os estudantes da Escola Estadual Dona Augusta G. Nogueira trouxeram o glamour e a exuberância de antigos sucessos da Broadway. A atividade faz parte do projeto Reinventando a Escola, que há 13 anos desenvolve dança, capoeira e percussão, graças a uma parceria com o Primeiro Ato Grupo de Dança.

Nessa quinta-feira, o violeiro e compositor, Juarez Sales, trouxe sua música sobre a natureza, e nesta sexta-feira foi a vez do violonista Dandai apresentar suas composições.

E pela segunda vez, a Cia de Dança do Palácio das Artes se apresentou no térreo do prédio Gerais, com uma produção criada especialmente para o espaço.  Vinte e dois bailarinos trouxeram trechos da peça "22 Segredos", encenada em 2010. A temática foi os universos femininos e masculinos e a relação entre eles. A música é do compositor Daniel Maia e a coreografia dos bailarinos da companhia, sob a direção de Sonia Mota.

Combate ao Tabagismo

Cerca de 150 servidores estaduais de vários órgãos e secretarias participaram da palestra introdutória do Programa de Cessação do Tabagismo dirigido ao servidor estadual que deseja parar de fumar, lançado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nessa segunda-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco.

O lançamento contou com estandes onde os servidores puderam medir o monóxido de carbono no organismo, a pressão arterial e a glicose. A ação resulta de parceria entre a Seplag, a Secretaria de Estado de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, e a Secretaria de Estado de Saúde. O Serviço Social do Comércio (Sesc) também foi parceiro na ação de promoção da saúde do servidor.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato