16h10min - 16 de Junho de 2012 Atualizado em 11h51min - 01 de Julho de 2013

Campanha Nacional contra Pólio é lançada em Minas Gerais

Todas as crianças com menos de 5 anos precisam ser vacinadas até o dia 06 de julho

O lançamento nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi realizado, na manhã deste sábado (16), no Parque Municipal, em Belo Horizonte. O evento contou com as presenças de personagens ilustres, como o Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Zé Gotinha e as mascotes do Atlético, do Cruzeiro e do América.

Também teve balões, teatro, dança, piscina de bolinha, cama elástica, pintura de rosto, show de percussão, algodão doce e pipoca. A festa destinada às crianças teve como objetivo convocar a todas para a vacinação contra a poliomielite.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 273.254 crianças já foram vacinadas em Minas na manhã deste sábado, o que corresponde a 21,27% da população de 0 a 5 anos de idade. Porém, o objetivo é imunizar 95%, ou seja, 1.220.397 mineirinhos. Para cumprir a tarefa, o Estado disponibilizará 7.285 postos fixos e volantes. E cerca de 26.500 profissionais estarão envolvidos.

“A vacina é a forma mais eficaz de garantir saúde para a população. Vacinar é prevenir. Através dela evita-se o agravo, impede a disseminação da doença. Por isso é importante manter a vacinação das crianças, estabelecendo proteção coletiva”, comentou o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Alberto Pereira Gomes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu início à campanha vacinando algumas crianças. Padilha lembrou a importância de levar a caderneta de vacinação aos postos. “Com a caderneta, o profissional de saúde poderá ver se a imunização está em dia. Vacinar é muito importante para o desenvolvimento da criança e para manter o país livre de doenças contagiosas evitáveis”, explicou.

Luca Antonini, de apenas 1 ano, chorou ao receber as gotinhas aplicadas pelo ministro, mas o pai, Guilherme Antonini, ficou satisfeito. “Ele reclamou, mas é para o bem dele. Na vida adulta, quando ele estiver forte e saudável, vamos rir disso”.

Mobilização

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, lembrou a necessidade de mobilizar os pais. “É dever dos adultos levar as crianças aos postos de saúde. Precisamos ter consciência, como pais, avós e tios, que vacinar é garantir um futuro saudável para todos os pequenos”, disse.

Ricarda Caiafa, mãe do Gabriel, levou o pequeno para vacinar e recomenda: “é gratuita e eficaz. É uma responsabilidade nossa, como pais, vacinar as crianças contra doenças”.

O grupo Teatro em Cena apresentou a peça “Deu a louca no munda fantasia”. A história conta as trapaças de uma bruxa má que queria impedir a vacinação das crianças, mas que foi derrotada pelas forças do bem que aconselham a vacinação.

“O objetivo é explicar de forma divertida para as crianças a importância da vacinação”, explicou a atriz Susan Prado.