13h28min - 29 de Outubro de 2014 Atualizado em 13h30min

Campanha Outubro Rosa mobiliza escolas, associações, hospitais e empresas mineiras

Secretaria de Saúde apoia a campanha de proporção mundial que tem como principal objetivo estimular a população a combater o câncer de mama

Outubro chegou e trouxe consigo uma importante e necessária discussão sobre a prevenção do câncer de mama. A campanha de proporção mundial, conhecida como Outubro Rosa, tem como principal objetivo estimular a população a combater a doença.

Em Minas Gerais, as ações já têm tradição e são incentivadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Prédios e monumentos públicos são iluminados com a cor da campanha como forma de manter a população em alerta para os exames preventivos. Por meio de parcerias estabelecidas, diversos centros comerciais, associações, empresas privadas e fundações foram envolvidos nessa causa nobre.

Um dos apoiadores da campanha foi a Fundação de Educação para o Trabalho de MG (Utramig), que recebeu ações de conscientização sobre o tema pela primeira vez. Segundo a professora do curso técnico de enfermagem, Carla de Oliveira Arcebispo, a escola toda abraçou a causa e as atividades foram um verdadeiro sucesso: “Tivemos a presença de uma artista grafitando um quadro temático, distribuição de material informativo e fitinhas rosa, debates sobre o tema em sala de aula com alunos de todos os cursos, que durante a ação foram vestidos com roupas e acessórios em tons de rosa”, destacou a professora.

Carla já trabalhou em hospital oncológico e fez questão de ressaltar a importância de eventos como este. “As discussões feitas em sala de aula pelos professores da Utramig e a mobilização feita com a comunidade escolar despertam a atenção para o cuidado com a saúde. Os alunos de enfermagem, que estão diretamente em contato com os pacientes na atenção primária e nos serviços de média e alta complexidade puderam perceber a importância da campanha Outubro Rosa. A reflexão deles mostrou que o objetivo foi alcançado”, elogiou Carla.

Arte solidária

A campanha contou com o apoio de cerca de 250 madrinhas. Trata-se de mulheres formadoras de opinião e que pela própria atuação profissional conseguem reforçar os conceitos do Outubro Rosa para o público de relacionamento delas. Uma dessas madrinhas foi a grafiteira Maria Raquel Bolinho.

Conhecida por enfeitar a cidade com bolinhos coloridos e personalizados, ela emprestou sua arte e talento para a campanha. Cupcakes de personagens femininos históricos como Frida Kahlo, Carmem Miranda e Tarsila do Amaral foram grafitados ao vivo em espaços públicos e privados. As telas eram acompanhadas dos lacinhos rosa e viraram uma exposição itinerante. Até o momento, mais de três mil pessoas já viram as telas da artista.

A grafiteira contou que, através dessa ação, pode acompanhar de perto a importância dessa campanha para as mulheres. “Fazer os bolinhos com esse propósito foi muito gratificante. Isso ajudou a associar a minha arte com alguma coisa positiva e que faça a diferença”, contou.

Um dos locais que recebeu a exposição e teve uma das telas grafitada foi o Monte Carmo Shopping, em Betim. Inaugurado em abril deste ano, o centro comercial mostra estar engajado em campanhas de cunho social. De acordo com a coordenadora de Marketing do shopping, Maíra Santos, foi possível aproveitar o fluxo de pessoas que visitam o centro comercial para promover a conscientização sobre a doença. “Todo mundo conhece alguém que já teve o câncer de mama. Então usamos a visibilidade do shopping para promover a conscientização sobre a saúde. Além da distribuição de material informativo da Secretaria de Saúde, os lacinhos rosa e a ação com a grafiteira, a parte externa do shopping foi iluminada e decorada com um laço rosa gigante no elevador panorâmico”, contou.

Cerca de 60 parceiros se uniram à SES na divulgação de informações sobre o câncer de mama, ressaltando a importância da mamografia para mulheres de 40 a 69 anos. Escolas, igrejas, shoppings, empresas de transporte, fundações, sindicatos, pedágios, associações, hospitais, empresas privadas e personalidades mineiras estão engajadas com o mesmo objetivo: incentivar o exame essencial para o diagnóstico precoce, que é a mamografia.