Ciência e Tecnologia

13h07min - 26 de Setembro de 2012 Atualizado em 12h15min - 01 de Julho de 2013

Capacitar e qualificar a mão-de-obra regional é um dos anseios do Governo de Minas

A rede dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) beneficiou, apenas em 2012, 700 mil alunos com cursos profissionalizantes e de inclusão digital

A competitividade do mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, qualificação e capacitação profissional. Atento a isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) criou os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que têm o objetivo de preparar a mão-de-obra regional. “O intuito é ampliar a capacitação local, gerar emprego e renda, e contribuir para a melhoria do nível de vida da população. Para isso, foram criadas duas frentes de atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

Na região Centro Oeste de Minas – nos municípios de Cláudio, Formiga, Divinópolis e Nova Serrana, desde 2009, 286 cursos presenciais foram ministrados e 6.605 alunos receberam certificados. “O público-alvo são pessoas carentes que estão em busca do primeiro emprego ou de aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho”, diz o secretário. Os cursos foram escolhidos de acordo com a vocação econômica da cidade e demanda local, avaliadas pelo levantamento da Sectes.

Em Nova Serrana, por exemplo, o polo industrial de fabricação de calçados gera grande oferta de vagas para profissionais. A vendedora e estudante Bruna Eduarda, 18 anos, ao lado da sua irmã gêmea, Lívia, participou do curso de Empreendedor Júnior e do grupo de pesquisa sobre empreendedorismo em 2011. “Passei a entender o que é empreendedorismo e como melhorar o atendimento gerando mais lucro para mim e para a loja”, conta Bruna. Atualmente ela ministra as oficinas de empreendedorismo do CVT de Nova Serrana.

Em Divinópolis, o CVT firmou parceria com a Fundação Educacional da cidade com o objetivo de oferecer o curso de educação a distância Cuidados Básicos com a Estomia. “Percebemos que os familiares e pessoas que recorrem a estomia não têm conhecimento sobre os atos legais e os serviços de saúde oferecidos”, destacou a coordenadora do CVT, Eliza Catari. O curso é elaborado pelas estudantes de Enfermagem Ana Flávia Souza, Amélia Augusta da Silva, Letícia Oliveira e Luana Teodora, sob a orientação do professor Juliano Teixeira.

Outra iniciativa do CVT de Divinópolis é o acompanhamento realizado com as crianças do Projeto Pão e Vida. “Essas crianças, de 3 a 10 anos, desenvolvem o conhecimento por meio das aulas de informática. Muitos deles nunca tiveram contato com o mundo digital e aprendem a operar programas básicos”, esclarece Eliza. A partir dos 13 anos de idade, quando forem conduzidos para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, os jovens poderão realizar cursos profissionalizantes oferecidos pelo CVT da cidade.

Sucesso de público

Em Cláudio, somente em 2012, 43 jovens foram atendidos e mais 39 estão inscritos para participar da Oficina Pedagógica de Educação Fiscal e Substituição Tributária de Mercadorias. “Chegamos à conclusão que deveríamos fazer mais duas oficinas para atender a demanda de alunos”, relatou Nirse Mascarenhas, coordenadora do CVT. Também houve bastante procura o curso de Plano de Negócios e Empreendedorismo. Magda Galvão participou do curso e, com os conhecimentos adquiridos nas aulas, conseguiu melhorar o seu negócio. “Foi o ponto de partida para eu montar o meu próprio negócio. Hoje, sou consultora autônoma e tenho ótimos resultados”, conta.

Cursos para todos os gostos

No município de Formiga, vários produtores rurais, profissionais autônomos e membros da comunidade já se beneficiaram com os cursos oferecidos. Entre eles, destacam-se o de processamento do maracujá; preservação da biodiversidade; aproveitamento do abacate, com a elaboração de receitas salgadas e doces; curso de panificação para cantineiras da rede municipal de ensino; confeitagem de bolos e preparação de salgados finos para festas. “As aulas permitem a inclusão dos participantes no mercado de trabalho autônomo, dentro do contexto da cadeia produtiva contemplada pelo projeto, otimizando o laboratório vocacional e contribuindo com a geração de renda e a inclusão social,” afirmou Zélia Veloso, coordenadora geral do CVT de Formiga, que foi inaugurado em 2007, tendo cadastrado 6.758 alunos e emitido 4.746 certificados.