19h12min - 28 de Setembro de 2012 Atualizado em 15h18min - 27 de Junho de 2013

Caravana Mães de Minas mobiliza gestantes, mães e crianças de Ubá

Projeto do Governo de Minas com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil já visitou 11 municípios mineiros este ano

Localizado no sudeste do Estado, o município de Ubá recebeu nesta sexta-feira (28) a última parada da Caravana Mães de Minas, parte do Projeto Mães de Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A ação tem como objetivo a redução da mortalidade materna e infantil no Estado. O evento ocorreu na Praça Guido Marliere, no centro e se estende até o próximo domingo (30).

Gestantes, mães com crianças até um ano de idade e familiares participaram de diversas oficinas, atividades de formação e sensibilização voltadas ao acompanhamento da gravidez e da criança. A Caravana é um espaço composto por nove estandes, nos quais o público tem acesso ao cadastramento no Call Center 155, um canal de atendimento telefônico da SES-MG para monitoramento e assistência das gestantes, mães e filhos até um ano de idade. Além disso, o evento contou com oficinas de aleitamento materno e de cuidados com o bebê e com a gestante, oficina sobre o parto normal, oficinas de brinquedos, cabine de vídeo e foto, roda de memória e a exposição do ‘Túnel da Vida’.

A auxiliar de costura, Débora de Souza Gonçalves, de 22 anos e grávida de três meses, encantou-se com a exposição ‘Túnel da Vida” e participou da oficina “Aleitamento Materno”. “Fiquei sabendo da Caravana na minha cidade, Muriaé, e vim correndo pra cá. Sou mãe de primeira viagem e estou muito ansiosa por algumas informações. Achei fantástica a exposição, aprendi que meu bebê já está formadinho e que a partir de agora vai crescer bastante”, disse.

Já a dona de casa Michelle Martins Fernandes, de 21 anos, é mãe do pequeno Gabriel, de 2 anos, e acaba de descobrir que está grávida pela segunda vez. “A gente até pode achar que já sabe muito, mas aqui acabei encontrando muitas dicas importantes, como a forma correta de amamentar”, afirmou. Michelle teve seu primeiro filho pela rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com o apoio dos profissionais de saúde de Ubá para orientá-la durante a gestação. Agora, ela poderá ser acompanhada também pelo Call Center 155. “Fico bem mais tranquila em saber que vou receber orientações pelo telefone também”, disse.

Para o diretor Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, a Caravana Mães de Minas é uma atividade essencial de mobilização social. Além de prestar diversos serviços à gestante, ela motiva o trabalho de nossos atores sociais no acompanhamento da mulher e da criança. “A Caravana funciona como mecanismo fundamental de acolhimento e interação com os diversos segmentos que dão suporte às futuras mães com humanização no cuidado”, disse Franklin.

A Caravana é um evento inédito no município e representa um grande incentivo para o fortalecimento das redes de atenção à saúde da mulher e da criança, segundo o secretário Municipal de Saúde de Ubá, Cláudio Ponciano. “Acredito que a ação incentiva a continuidade dos trabalhos de diversos grupos que dão apoio às gestantes, inclusive, o Comitê Municipal em Defesa da Vida. É também uma forma de mostrar à gestante que as unidades básicas de saúde são capazes de garantir um acompanhamento adequado a ela”, defendeu.

Caravana Mães de Minas

A Caravana Mães de Minas constitui importante frente de mobilização do Programa Mães de Minas e já visitou 11 municípios mineiros no período de 16 de março a 26 de setembro, permanecendo em cada cidade durante três dias. Foram elas: Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Divinópolis, Varginha, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. A ação é formada por uma equipe de 15 pessoas, entre técnicos da área de saúde, lideranças comunitárias e profissionais com experiência em trabalhos voltados para a mulher. A iniciativa é apoiada pela Unicef, instituição que também desenvolve ações em parceiras com o Governo de Minas no combate à mortalidade infantil e materna no Norte e Nordeste do Estado.

Em 2003, a SES-MG implantou a Rede Viva Vida, que abrange o Programa Mães de Minas (criado em 2012), dentre uma série de outras medidas com a finalidade de oferecer atenção a mulheres e crianças e reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna. De 2003 a 2009, 2 mil crianças por ano deixaram de morrer em Minas, uma queda que representa 22,7%. A meta para 2015 é reduzir a Taxa de Mortalidade Infantil para menos de 10 óbitos a cada mil nascidos vivos e reduzir em dois terços a mortalidade materna.

Serviço 155

Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o call center 155 e se cadastrar no Sistema de Identificação da Gravidez. Já foram cadastradas 1.286 gestantes, de 43 municípios mineiros. Feito o cadastro, as mulheres passam a ser acompanhadas.

A equipe de atendentes é formada por “avós” e “mães” treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas, por exemplo, com gravidez de alto risco. Estão sendo contratados médicos e enfermeiros para plantão no call Center, no caso da gestante precisar de informação mais específica e detalhada.