Minas por Região
Turismo

12h50min - 01 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 17h32min - 23 de Junho de 2013

Carnaval em Minas Gerais apresenta diferentes atrativos

Minas Gerais possui atrativos para qualquer estação do ano, atendendo aos mais variados gostos. No Carnaval em especial, há opções que vão desde a folia das cidades históricas ao descanso do turismo rural. Em todas as regiões a animação está garantida durante os cinco dias de festa.

BELO HORIZONTE (01/02/08) - Minas Gerais possui atrativos para qualquer estação do ano, atendendo aos mais variados gostos. Especialmente no Carnaval, há opções que vão desde a folia das cidades históricas ao descanso do turismo rural. Entre os 43 circuitos turísticos formatados no Estado, o turista poderá escolher a melhor alternativa para os dias de folga, com a certeza de que terá à disposição uma gastronomia farta e encantadora, seja qual for sua opção.

Em todas as regiões do Estado a animação está garantida durante os cinco dias das festividades do momo. De estilo peculiar, o Carnaval mineiro abrange desde os blocos caricatos, que animam as cidades do interior, até o carnaval de rua, que se destaca nas cidades históricas mineiras.

Quem gosta da folia e agitação deve procurar Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes ou Mariana, tradicionais destinos do Carnaval de Minas. Todos os anos, milhares de pessoas visitam essas cidades em busca da folia dos blocos e shows, subindo e descendo ladeiras. Mas há outras opções, como Serro, Sabará, Barão de Cocais, Santa Luzia, Lagoa Santa, Oliveira (bloco Pelo Amor de Deus), Bom Despacho, Pirapora e Januária no Norte de Minas, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Belo Vale, Itabirito e Poços de Caldas (na cidade há concurso de fantasias e bailes de máscaras).

Para os que gostam da folia, mas não dispensam sossego e descanso, uma boa dica é se deliciar nas estâncias hidrominerais do Circuito Turístico das Águas. Nascentes, fontes, piscinas e balneários das estâncias hidrominerais e termais são famosas por suas águas de propriedades terapêuticas, que proporcionam bem-estar, saúde e beleza. Algumas também oferecem Carnaval de rua ou bailes em clubes.

Em Minas, Carnaval também é época para curtir a natureza. Para os mais aventureiros, são inúmeros os destinos que possuem grutas, cachoeiras, rios e montanhas, formando o cenário ideal para a prática do turismo de aventura, especialmente na Estrada Real. Quem procura emoção e adrenalina não pode deixar de conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó, a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, um dos mais importantes do país tanto por sua biodiversidade quanto pelo seu potencial turístico, além dos parques nacionais da Canastra e do Caparaó. Há também sete parques estaduais abertos à visitação, que oferecem estrutura de camping, estacionamento, centro de apoio e trilhas sinalizadas; são os parques estaduais do Rio Doce, Ibitipoca, Serra do Rola-Moça, Itacolomi, Rio Preto, Serra do Brigadeiro e Nova Baden.

No turismo rural, alguns circuitos se destacam pelas belas paisagens e o ritmo tranqüilo, como o Circuito Villas e Fazendas de Minas, que encanta pela beleza das fazendas históricas (algumas delas foram transformadas em hotéis) e pelos pequenos municípios que ainda conservam características do período – a arquitetura colonial urbana, com pequenas casas, ruas calçadas, muros de pedra e centros históricos preservados. No circuito, é possível encontrar diversas fazendas nas cidades de Carandaí, Santana dos Montes e Itaverava. Há outros destinos, nos Circuitos Turísticos Verde – Trilha dos Bandeirantes e Ouro. Outro destaque é o Circuito Caminhos do Sul de Minas, com a cidade de Maria da Fé, onde foi realizado o projeto piloto do turismo rural em Minas Gerais.

O Circuito Turístico Pico da Bandeira está no entorno da famosa Serra do Caparaó, na região leste da Zona da Mata e atrai um grande número de turistas devido à imensa beleza natural que possui e à tranqüilidade que proporciona aos seus visitantes. Roteiros de ecoturismo e turismo de aventura são o foco do circuito – práticas como trilha, escalada, mountain bike, rapel, trekking, vôo livre, entre outras atividades, são potenciais atrativos.

Em todas as cidades de Minas foi constante a preocupação da organização das folias de Momo com a segurança dos turistas durante o Carnaval. Muitas instalaram sistema de segurança eletrônica, com câmeras 24 horas, além de montarem esquema de plantão da polícia e atendimento médico. Houve ainda o cuidado para proteção dos patrimônios públicos e culturais, já que as cidades realizam as comemorações em nos centros históricos.

• Diamantina

Ha décadas, Diamantina, localizada a 292 km da capital mineira, segue com a fama de um dos melhores carnavais do interior do país. Por suas ruas e ladeiras históricas desfilam jovens de todas as idades ao som das batucadas. O ponto alto da folia acontece em frente ao Mercado Velho, tradicional ponto turístico da cidade de JK. A expectativa é receber um público de 25 a 30 mil pessoas, de acordo com a organização do evento. A festa começou na quinta-feira (31) e vai até quarta-feira, dia 6 de fevereiro, às 10h.

Informações na Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina (tel.: (38) 3531-9527, e-mail: sectur.assessoria@jknet.com.br).

• Ouro Preto

Ouro Preto, a 99 km de Belo Horizonte, é o destino certo para milhares de turistas no Carnaval. Tudo por causa da folia que os blocos das repúblicas de estudantes da cidade aprontam (hoje existem cerca de 30, com média de dois mil participantes cada). A farra nas ruas de Ouro Preto acontece não é de hoje: o primeiro desfile teria acontecido em 1867, com o desfile do Zé Pereira – que abre o carnaval de Ouro Preto 2008 oficialmente, nesta sexta-feira (1º), às 21h, na Praça Tiradentes.

Entre os blocos mais famosos atualmente estão a Bandalheira (adulta e mirim), Bloco do Caixão, Conspirados, Cabrobó, Praia, Vila dos Tigres, Diretoria, Perigosas Peruas, Pirata, Mesclado, Jesus Bom à Beça, Lages, Adro Dum, Vermelho e Branco, Gatas e Gatões, Balanço da Cobra, Piratas, Ressaca Eterna, 69, Conjurados, Abadabadu e Os Possuídos.

Nos distritos de Cachoeira do Campo, Santa Rita e Antônio Pereira, também haverá shows. Em Santo Antônio do Salto, que se destaca pela beleza de suas paisagens e cachoeiras, o destaque é o Bloco do Pijama. A localidade fica a 15 minutos do distrito de Lavras Novas, famoso pelos seus restaurantes e pousadas.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, durante as festividades cerca de 100 mil pessoas devem passar pela região. Cerca de 30 a 40 mil foliões, entre moradores e visitantes, brincarão o carnaval nas ladeiras, ruas e praças da cidade.

Informações no site www.ouropreto.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3559-3287.

• São João del-Rei

Em São João del-Rei, a 185 Km de Belo Horizonte, a folia dos blocos começou ainda no mês de janeiro e vai até dia 4 de fevereiro, tanto na cidade quanto nos distritos. Haverá desfiles de escolas de samba e shows em um palco montado na Avenida Tiradentes.

Na região do Circuito Trilha dos Inconfidentes, além de São João del-Rei, há outras opções para o Carnaval, como Prados, Carrancas (conhecida como cidade das cachoeiras) e Tiradentes, onde também há desfile de blocos. Um dos destaques é o bloco Ver-te Cana, que desfila no domingo (3).

Informações

 www.saojoaodelrei.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de São João del-Rei (32) 3372-8711

 www.tiradentes.mg.gov.br ou Secretaria Municipal de Turismo de Tiradentes (32) 3355-1212

 Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes - www.trilhadosinconfidentes.tur.br ou (32) 3372-8011

• Mariana

O Carnaval da primeira capital mineira, Mariana, é movido à tradição e animação, com marchinhas e grupos folclóricos da cidade. Segundo a Prefeitura, o evento terá como tema VIDA, com decoração e atrações carnavalescas programadas para encantar, divertir e estimular a reflexão sobre a vida em comunidade e a importância de, mais uma vez, resgatar a riqueza cultural da cidade e da região.

A festa começa sexta (1º), às 20h, com desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval Mariana 2008. Na seqüência haverá a abertura oficial na Praça Tancredo Neves.

Informações no site www.mariana.mg.gov.br ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3557-9088.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato