14h31min - 09 de Outubro de 2009 Atualizado em 22h59min - 30 de Junho de 2013

Cedec cria rede para evitar acidentes em tempestades

BELO HORIZONTE (09/10/09) - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) está desenvolvendo um projeto de comunicação em tempo real, para alertar as pessoas sobre problemas de alagamento em vias públicas ou interrupção de tráfego em momentos de tempestades. O objetivo é evitar que as pessoas entrem em situação de risco, nos momentos de chuvas forte.

Para viabilizar esse projeto, representantes da Cedec se reuniram, na manhã desta sexta-feira (9) com jornalistas para explicar como pretende dispor as informações que serão coletadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, BHTrans e taxistas. Segundo o coordenador da Cedec, coronel Alexandre Lucas, a inserção dos vários segmentos no processo de prevenção é um importante fator para se salvar vidas.

A idéia é utilizar as diversas ferramentas de comunicação – e-mail, mensagens via celular, sites – para repassar as informações aos veículos de comunicação que poderiam assim, prestar um serviço de utilidade pública, informando as condições de tráfego. “Temos que mudar a cultura, orientando as pessoas a não passarem em áreas alagadas, pois, muitas vezes, a rua ou a ponte não está no local, pondo em risco a segurança das pessoas”, afirmou.