17h20min - 06 de Janeiro de 2012 Atualizado em 06h37min - 01 de Julho de 2013

Cemig monitora reservatórios em todo o Estado para minimizar efeitos das cheias

BELO HORIZONTE (06/01/12) - Com o alto índice de chuvas em todo o Estado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está atuando intensamente no monitoramento dos níveis dos reservatórios de suas usinas, a fim de amenizar os efeitos das cheias, que atingem várias comunidades ribeirinhas.

A partir das informações coletadas a todo momento pelos técnicos da empresa e da previsão meteorológica, a Cemig pode definir que atitudes serão tomadas em cada represa. “Precisamos estar atentos sobre a quantidade de água que vamos reter ou liberar em cada reservatório, pois isso impacta diretamente na usina e também na população que mora no entorno”, afirma Marcelo de Deus, gerente de Planejamento Energético.

Nos últimos dias, a operação de reservatórios da Cemig, como os das Usinas Cajuru (Rio Pará), Irapé (Rio Jequitinhonha) e Três Marias (Rio São Francisco), apesar das cheias, colaborou para diminuir os efeitos das fortes chuvas.

Na UHE Três Marias, o volume de água que está chegando ao reservatório é de 4.000 m3/s e o que está sendo liberado é de 2.700 m3/s. Isso colabora para diminuir os efeitos das enchentes na região. “Se a represa não estivesse lá para segurar parte da água, as consequências para os ribeirinhos seriam piores, pois todo o volume de água desceria sem qualquer retenção”, explica Marcelo.

A Cemig trabalha de forma integrada com a Defesa Civil dos municípios. “Assim que tomamos conhecimento de uma situação em uma represa entramos em contato com a Defesa Civil local e informamos o que está acontecendo”, afirma.

Radar meteorológico

O radar meteorológico instalado em Mateus Leme tem sido estratégico para a operação do sistema elétrico da Cemig, bem como para o monitoramento das represas das usinas. Através dos dados emitidos pela ferramenta, juntamente com os de outros instrumentos de informações, como sistema de localização de tempestades e raios, imagens de satélites e estações terrenas à beira dos rios, é possível fazer uma previsão do tempo com mais precisão sobre as chuvas.

“Para uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), a utilização do radar é ainda mais relevante, pois como o equipamento prevê as chuvas das próximas horas, a elevação no nível de uma PCH pode acontecer muito rápido e daí podemos ter maior controle da situação e sobre como vamos atuar”, explica Marcelo.

Viabilizado com recursos próprios da Cemig, da ordem de R$ 10 milhões, o radar meteorológico consegue captar dados de forma mais precisa a um raio de 200Km, informando a intensidade das chuvas e se haverá queda de granizo. Acima dessa distância e até 400 km, o radar capta dados menos precisos, como se haverá chuva, sem quantificar o volume.

Plano de Integração

Através do Plano de Integração, ao longo de todo o ano, a Cemig faz apresentações sobre os procedimentos operativos das usinas durante o período chuvoso, a fim de informar as comunidades vizinhas das represas, a imprensa local e os formadores de opinião da região. Em 2011, 13 reservatórios realizaram os eventos.

O Plano de Integração, que acontece desde 2006, visa uma aproximação da Cemig com comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas. Os ribeirinhos também são informados sobre o trabalho realizado em parceria com a Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Os eventos buscam integrar a sociedade com os empreendimentos de geração de energia, informando sobre os procedimentos operativos das usinas da Empresa, os trabalhos de segurança de barragens, as ações ambientais realizadas em cada região e as ações do Programa Peixe Vivo, da Cemig, para a preservação das espécies nativas.

Além das apresentações sobre os procedimentos operativos das usinas, em 2011 foi incluída na programação, uma palestra sobre a importância das previsões meteorológicas para o planejamento de ações nas hidrelétricas. Essa apresentação é realizada pela equipe do Centro de Climatologia Cemig.