16h32min - 02 de Dezembro de 2014 Atualizado em 16h40min

Cemig valoriza tradições mineiras na iluminação de Natal da Praça da Liberdade

Minas Gerais é tema da decoração deste ano, que fica exposta até o próximo dia 6 de janeiro em Belo Horizonte

A capital de todos os mineiros vai ficar ainda mais bonita e resplandecente com a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte, proporcionada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Um dos mais belos e importantes cartões postais de Belo Horizonte vai receber, nesta terça-feira (02/12), às 19h30, milhares de luzes e enfeites.

As cores predominantes da decoração na Praça da Liberdade deste ano serão o branco, o vermelho e o verde, que são alusivas tanto ao Natal quanto à bandeira de Minas Gerais. Segundo o coordenador da iluminação de Natal da Cemig, Kelson Dias de Oliveira, a ideia surgiu devido ao sucesso do projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade.

“Juntamos a tradição mágica do Natal com o que os mineiros têm de mais precioso: a paixão pela sua história. A cultura mineira tem muitos encantos e esse ambiente de imenso valor histórico e arquitetônico vai se vestir de luz para brindar o fim de mais um ano. Além disso, a gastronomia de dar água na boca na cozinha do Papai Noel, a linda e encantadora Maria Fumaça e a nostalgia das serenatas farão parte da nossa homenagem”, comenta.

A inauguração vai contar ainda com a presença de um dos maiores símbolos do Natal, o Papai Noel, que vai fazer a festa das crianças. Além da Praça da Liberdade, a iluminação especial vai alcançar pontos importantes da capital, como a sede da Cemig, a Avenida Barbacena, a Cidade Administrativa, a Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça na Avenida Afonso Pena.

O projeto de iluminação da Cemig teve início em 1987 com a decoração da Praça da Liberdade e do Palácio da Liberdade.  No ano seguinte, a iniciativa foi expandida para a sede da Empresa. Onze anos depois, o Programa Natal de Minas e expandiu a ação para cidades do interior, iluminando vários prédios da Cemig no Estado.

Números

Até 6 de janeiro, mais de um milhão de microlâmpadas, além de 7 mil metros de mangueiras luminosas e 4 mil lâmpadas estrobos, estarão espalhadas por todos esses pontos importantes da capital, sendo que só na Praça da Liberdade serão instaladas mais de 600 mil micro lâmpadas, mil lâmpadas estrobos e 600 figuras luminosas e tendo ainda como destaque mil tubos snow fall, que fazem a simulação de neve nas árvores, além de 80 arvores de microlâmpadas de LED, nas cores verde, branco e vermelho, simbolizando a tecnologia também marcante de um cenário mineiro em constante evolução e cheio de inovações. O local ainda vai ser decorado com os tradicionais símbolos do Natal, como, por exemplo, presépio, trenó com Papai Noel, estrelas e destacando entre as centenárias palmeiras, a estilização dos maravilhosos lustres do Palácio.  A Cemig está investindo R$ 1,8 milhão na decoração da capital mineira.

Decoração 24 horas

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite e permite que o público aprecie o clima natalino, com o necessário respeito ao patrimônio, como explica o coordenador Kelson Dias de Oliveira.

“Essa característica, de peças voltadas para a contemplação de dia e à noite, tem sido a filosofia da Cemig nos últimos anos, para que as pessoas possam ter mais oportunidades de apreciar a decoração. Temos um presépio, anjos, papais noéis e outros elementos que podem ser vistos mesmo em plena luz do dia”, afirma.

Assim como nos anos anteriores, a Cemig, junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e com a Coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local. O desafio é realizar uma decoração encantadora que não agrida o conjunto da Praça.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Belo-horizontinos e turistas que visitarem a tradicional iluminação de Natal ainda podem visitar os 12 museus e espaços que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada em todos eles é gratuita e, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido até as 22h. “Essa é uma ótima oportunidade para fazer um passeio diferente com a família. A visita aos espaços pode ser feita antes do anoitecer, para finalizar o dia contemplando a iluminação da Praça da Liberdade, ou aproveitar o horário estendido de visitação às quintas-feiras, quando os museus funcionam até à noite. Há atrações variadas para todos os públicos”, destaca a gerente-executiva do Circuito, Cristiana Kumaira.

Atualmente estão em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – Cemig, Cefar Liberdade, Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.