Minas por Região
Turismo

16h39min - 21 de Fevereiro de 2006 Atualizado em 20h43min - 27 de Junho de 2013

Cenário da Serra do Brigadeiro encanta turistas

BELO HORIZONTE (21/02/06) – Quem visita o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, reconhece ali a mais famosa característica das terras mineiras. O local, no meio das montanhas, é cercado de grandes picos, a maioria com altitude acima dos 1,5 mil metros. Entre eles, o Pico do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m).

O parque ocupa terrenos dos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino, na Serra da Mantiqueira. Com área de 13.210 hectares – ou 13,21 milhões de metros quadrados – essa unidade de conservação abriga matas nativas e uma paisagem dominada por montanhas, vales, chapadas e encostas e diversos cursos d’água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando belas imagens.

Outra atração do parque é a Mata Atlântica, principal formação vegetal da área, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando bonito cenário. Considerado um paraíso botânico, o parque constitui cossistema rico em espécies vegetais como bromélia, orquídea, cedro, candeia e palmito doce.

A unidade de conservação também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono-carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Também podem ser observadas diversas espécies de aves, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo e a araponga.

A infra-estrutura do Parque do Brigadeiro foi construída em parceria com o Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata) e recursos provenientes da Cooperação Financeira Internacional Brasil-Alemanha, repassados por intermédio do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). Foram investidos R$ 1,25 milhão na construção de um centro de pesquisa, posto da polícia ambiental, laboratório, alojamento para pesquisadores, centro administrativo e de educação ambiental, residências para funcionários e administrador e reforma de antiga construção colonial, transformada em casa de hóspede.

O parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno, das 8h às 16h. A entrada é gratuita.

Hospedagem: pousadas localizadas no entorno do parque e nas cidades vizinhas

Como chegar: a partir de Belo Horizonte, seguir pela BR-040, pegar a Rodovia dos Inconfidentes. Passar por Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ponte Nova até o trevo de Viçosa. Entrar à esquerda seguir 200 metros e virar à esquerda no trevo da BR-482. Seguir até o município de Araponga. Na entrada da cidade, virar à direita e seguir por 10 km em estrada de terra.

Distância de Belo Horizonte à entrada do parque: 293 km

Mais informações: (32) 3721-7491 – telefone do parque

www.ief.mg.gov.br

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato