Minas por Região
Cultura

16h45min - 26 de Janeiro de 2010 Atualizado em 07h26min - 30 de Junho de 2013

Centro de Formação Artística apresenta balanço de atividades em 2009

Em 2009, alunos dos cursos de dança, música, teatro e os grupos de destaque formados pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, encantaram cerca de 34 mil pessoas. A escola é o básico para quem quer seguir a carreira profissional artística. Os departamentos preparam os alunos para ingressarem em uma escola superior.

BELO HORIZONTE (26/01/10) - Em 2009, alunos dos cursos de dança, música, teatro e os grupos de destaque formados pelo Centro de Formação Artística (Cefar) da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em Belo Horizonte, encantaram cerca de 34 mil pessoas. A escola é o básico para quem quer seguir a carreira profissional artística. Os departamentos de música, da dança e do teatro preparam os alunos para ingressarem em uma escola superior.

O Centro de Formação Artística oferece, ainda, oficinas e cursos livres destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais da cultura. Os alunos têm o privilégio de aliar o aprendizado acadêmico à convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes, somando ao estudo um universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento.

Música

A área de música do Cefar tem como objetivo preparar os alunos técnica e artisticamente para serem musicistas do mundo. Considerada uma das melhores do Estado, vários de seus alunos já têm seu lugar garantido nas fileiras da Orquestra Sinfônica e no Coral Lírico de Minas Gerais. Em papel de escola preparadora de músicos, o Cefar mantém vários conjuntos que já atuam em concertos e apresentações: coro, grupo de sopros, grupo de percussão, grupo de jazz, Big Band e Orquestra Sinfônica Jovem.

Em 2009, o Departamento de Música realizou 10 recitais, abertos ao público, na Sala Juvenal Dias, sendo que um, o Recital de Alunos do Curso de Regência aconteceu no Teatro João Ceschiatti. Cerca de duas mil pessoas compareceram para ouvir o talento e a dedicação musical dos futuros musicistas.

A renomada Big Band Palácio das Artes a cada ano que passa conquista o coração do público e da crítica. No ano passado, quatro mil pessoas acompanharam de perto a regência do maestro titular Nestor Lombida e os 30 jovens instrumentistas, vindos do Cefar. Desde sua criação, a banda participa dos projetos da Fundação Clóvis Salgado, Semana do Trabalhador, Domingo no Palácio e Cefarconcerto. Os clássicos do jazz, bossa nova e música erudita também foram tocados em praças, interior e no festival de destaque da cena do Jazz: Savassi Jazz Festival.

Os mineiros também conferiram outros grupos de destaque da área de música do Cefar. O Grupo de música antiga, Secconda Prattica, o Grupo de Choro, o Grupo de Percussão e o Coral do Cefar atraíram duas mil pessoas em seus concertos.

Dança

A Área de Dança do Cefar tem como objetivo principal a formação artística e técnica de profissionais para a área da dança. O aprendizado abrange as técnicas de dança clássica e contemporânea, noções de anatomia aplicadas à dança, conhecimentos musicais, história da dança, composição coreográfica, entre outros. Tudo isso possibilita a formação de um artista versátil, capaz de atuar em diversos segmentos da dança. A escola conta ainda com um corpo docente altamente qualificado, que atua em diversas áreas.

Os alunos dos cursos básicos e profissionalizantes do departamento de Dança do Cefar se apresentaram em quatro mostras, abertas ao público, no Teatro João Ceschiatti e na Sala Juvenal Dias. Cerca de mil pessoas, entre familiares, amigos, colegas e amantes da dança assistiram a espetáculos produzidos pelos jovens bailarinos. Os estudantes também participaram dos projetos: Cefarconcerto e Pipiripau - O Presépio de Todos Nós.

Há dois anos surgia o Ballet Jovem Palácio das Artes, um corpo de dança jovem formado por bailarinos com idade entre 15 e 25 anos. Pela primeira vez, os bailarinos participaram da tradicional Temporada de Óperas. Foi em setembro, na inédita A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos. Em 2009, eles se apresentaram para oito mil pessoas.

Para comemorar o aniversário, aconteceu em novembro de 2009 a estreia do espetáculo Contracapa, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A obra foi inspirada em sete canções dos Beatles. Foram convidados integrantes de uma das maiores companhias de dança de Minas Gerais e conhecida no país e no mundo, o Grupo Corpo: a bailarina Cassilene Abranches, responsável pela coreografia, Gabriel Pederneiras, iluminação e cenário e a bailarina Janaína Castro, responsável pelo figurino.

O Ballet Jovem foi convidado a participar de um dos mais importantes Festivais de Dança Contemporânea do Brasil, no interior de São Paulo, o Dança Ourinhos 2009. Com a coreografia Impromptu, do mineiro Tíndaro Silvano, os futuros bailarinos tiveram a chance de mostrar ao público o trabalho produzido nas terras de Minas.

Teatro

A escola possui reconhecimento nacional, já que os alunos do curso participam de festivais de teatro, de TV, de cinema, formação de novos grupos e no fortalecimento de outras funções do meio, como direção, cenografia, dramaturgia.

O Curso Profissionalizante visa preparar os alunos como atores e criadores com vias a estabelecer um diálogo ético e estético com a sociedade e suas questões contemporâneas. Para isso, o aluno vivencia, a cada semestre, nos dois primeiros anos de aulas, um projeto de pesquisa interdisciplinar e no último ano participa de duas montagens teatrais.

Em 2009, o Cefar formou 17 alunos. Cerca de duas mil pessoas assistiram aos dois espetáculos de formatura - Rosa dos Tempos, em julho e O Jogo da Velha - doutroladodecá, em novembro - no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes.

O Departamento de Teatro oferece também o Curso de Iniciação ao Teatro I e II. Visa propiciar ao aluno o exercício da construção da cena teatral, ou seja, os alunos participam de todo o processo de elaboração da cena, desde a definição da personagem à confecção do cenário, figurinos, dramaturgia etc. Ao término do curso é realizada uma apresentação aberta ao público. Os candidatos devem ter entre 9 e 15 anos de idade.

O Curso de Teatro na Educação visa capacitar os participantes a inserir a linguagem teatral no processo educacional de crianças e adolescentes. O curso possui duas etapas. Na primeira, os educadores observam os professores nas aulas voltadas para pré-adolescentes e adolescentes. Na segunda etapa, eles partem para a prática e a reflexão da união entre arte e a educação. Professores de qualquer disciplina do Ensino Fundamental, Médio e Superior bem como atores e agentes culturais podem se inscrever neste curso.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato