20h25min - 07 de Maio de 2010 Atualizado em 02h21min - 01 de Julho de 2013

Cerca de 100 gestores públicos participaram do Encontro de Inovação de Tecnologias

BELO HORIZONTE (07/05/10) - Durante o 27º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 4, 5 e 6, no Expominas, foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Encontro de Inovação de Tecnologias para Municípios. Cerca de 100 municípios manifestaram interesse em conhecer novas tecnologias no encontro, que recebeu gestores de todas as regiões.

Para a gerente da empresa Ibtech - que trabalha com tecnologias voltadas a gestão pública - Janaína Silva, o encontro possibilitou um bom entrosamento com os municípios. “Em uma hora, no encontro de inovação, fizemos mais interação do que em três dias de feira. Aqui, o público é direcionado, tivemos conversas concretas e pessoas interessadas em buscar solução para suas demandas”, disse.

O município mineiro de Barão de Cocais foi um dos que estiveram representados no Encontro. A controladora interna da Câmara Municipal, Fernanda Fonseca, contou que o interesse maior é em softwares de gestão pública. “Estamos colhendo dados e conhecendo as ofertas. Saímos da cidade com vários problemas e estamos aqui tentando solucionar alguns”, afirmou. Segundo ela, como resultado das interações feitas durante o Encontro de Inovação, já há reunião prevista para a próxima semana com uma das empresas presentes no evento.

Pesquisadores e empresas mineiras ofertaram para gestores públicos e investidores as soluções desenvolvidas nas áreas de gerenciamento, planejamento, georreferenciamento e saúde. Foram apresentadas seis tecnologias, que incluem softwares voltados para administração pública, geoprocessamento, zoneamento, trânsito, além de ferramentas online de gestão da informação médica e de redução da vulnerabilidade social.

Além da exposição, o encontro realizado pelo Sistema Mineiro de Inovação (Simi) contou com reuniões de negócio. Para a diretora da Ibtech, Márcia Costa, esse é o evento que empresas como a dela precisam. “O incentivo do Simi é muito bem-vindo. É uma satisfação fazer parte desse espaço de demonstração e negócios”.

Também integrante do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), que trabalha com os municípios na área de georreferenciamento, participou do encontro, por meio da diretora-geral Cláudia Werneck e da diretora de Geografia e Geomática, Aliane Maria Motta Baeta.

Encontro de Inovação e seu formato

Os Encontros de Inovação são ações do Simi - uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais - que visam incentivar a transferência do conhecimento da academia para as empresas, além de subsidiar a criação de políticas públicas.

Seguindo uma metodologia própria, reúnem membros do governo, representantes de universidades e centros de pesquisa, além de empresários de um mesmo segmento econômico. Já foram contemplados café, leite, biotecnologia, eletroeletrônica, madeiras e móveis, gemas e joias, vestuário e calçados, agronegócios, entre outros.

Novo Encontro

Com foco na cadeia de processamento de milho, o Encontro de Inovação de Milho reunirá, no dia 18 de maio, empresários, pesquisadores, entidades de apoio e de governo para debater problemas tecnológicos do setor e buscar soluções por meio da inovação. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas em http://www.simi.org.br/evento/exibir/111.