14h28min - 30 de Julho de 2008 Atualizado em 15h18min - 27 de Junho de 2013

Cetec debate sobre institutos de ciência e tecnologia

BELO HORIZONTE (30/07//08) – A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) promoveu, nesta quarta-feira (30), uma reunião para discutir questões relacionadas aos recém-criados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Evaldo Ferreira Vilela, se reuniu com o presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, e com representantes da Sectes, Fapemig, UFMG, Funed, Centro de Pesquisa René Rachou e pró-reitores das instituições públicas de ensino de Minas Gerais.

Foram debatidos diversos pontos pertinentes à criação dos institutos. De acordo com o secretário-adjunto, os INCTs terão três missões principais: o incentivo à pesquisa, formação de recursos humanos e transferência de conhecimentos. Esses institutos serão voltados para a inovação tecnológica e irão ter, cada um, uma sede em conjunto com uma rede de associados.

Os INCTs serão temáticos e a expectativa é de que o governo federal invista cerca de R$ 270 milhões nos três primeiros anos do programa. Os objetivos dos institutos incluem a busca por excelência internacional, a promoção da educação científica e o equilíbrio regional do país com base no conhecimento.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estará recebendo as propostas de criação dos INCTs até o dia 19 de setembro, com previsão de contratação de profissionais e serviços a partir de dezembro.

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia foi criado para substituir o atual Programa Institutos do Milênio. Nessa terça-feira (29), o secretário-adjunto Evaldo Vilela esteve em Brasília para a reunião do Comitê de Coordenação do programa e ajudou na finalização do Regimento Geral dos INCTs e do edital a ser lançado.