Ciência e Tecnologia

13h55min - 25 de Novembro de 2008 Atualizado em 17h47min - 30 de Junho de 2013

Cetec participa da campanha de combate à dengue em Minas

BELO HORIZONTE (25/11/08) - Nesta terça-feira (25), cerca de 50 funcionários da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) participaram do “Dia D Contra a Dengue”, com o objetivo de prevenir a ocorrência da doença no campus da instituição.

Durante duas horas, o carro multimídia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorreu o Cetec, tendo o mosquitão a bordo e tocando músicas com mensagens educativas. Técnicos da saúde distribuíram panfletos, deram orientações e resolveram dúvidas sobre possíveis focos, como copos de plásticos, vasilhames e tampinhas de garrafas PET.

A funcionária da Coordenação de Integração da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Candice de Freitas Rodrigues, destacou a importância do evento. “Se todos fizessem algo parecido, seria ótimo. Nunca é demais reforçar. Existe muita informação disponível, mas é grande a dificuldade das pessoas em absorver e inserir na rotina diária a prevenção contra a dengue”, disse.

A bióloga e gerente da Ouvidoria Pública do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte, Juliana Colen, também mostrou sua satisfação com a iniciativa do Cetec, reforçando que se todas as pessoas e instituições se mobilizassem, da mesma forma que a Fundação, seria um grande avanço. “Se existe a mobilização, é sinal de que existe a consciência do quanto é grave o problema. Nós precisamos que todos tenham essa consciência”, alertou.

O presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, ressaltou que a instituição, enquanto órgão do Estado, também precisa fazer a parte dela na luta contra a dengue. “A educação e a prevenção nunca podem ser deixadas de lado. Nós fazemos parte do coletivo, da sociedade, então também temos de nos mobilizar. Cada um precisa fazer a sua parte”.

Com o início do período das chuvas e o aumento da temperatura, a proliferação do mosquito da dengue aumenta. O Governo de Minas lançou, na semana passada, o Dia de Mobilização de Minas Contra a Dengue. Serão investidos R$ 3,3 milhões em plano de intensificação de combate ao mal em 155 municípios mineiros considerados prioritários. O Dia D Contra a Dengue do Cetec baseou-se nessa iniciativa e pretende eliminar os locais que possam acumular água parada e multiplicação do mosquito.