19h33min - 22 de Outubro de 2009 Atualizado em 20h00min - 22 de Junho de 2013

Cetec participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

BELO HORIZONTE (22/10/09) - A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou, nessa quarta (21) e nesta quinta-feira (22), seu primeiro “Cetec de Portas Abertas - Multiplicando a Ciência, Tecnologia e a Inovação na Sociedade”. A iniciativa, inserida dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, teve como objetivo apresentar a estudantes e à sociedade quais são as pesquisas inovadoras que o Cetec tem desenvolvido além de levá-los a conhecer como é desenvolvido o trabalho no dia-a-dia de um centro de pesquisa.

Cerca de 1.500 alunos do ensino fundamental, médio e superior compareceram aos dois dias de evento. Eles tiveram a oportunidade de conhecer pesquisas das áreas de materiais, biologia e química, que foram apresentadas em estandes localizados no hall de entrada do Cetec. Além disso, visitaram os laboratórios de Emissões Veiculares, Biocombustível e o Entreposto de Resíduos Químicos. Dentre as instituições de ensino que participaram, estão o Colégio Santa Dorotéia, a Escola Estadual Presidente Dutra, Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, Newton Paiva, PUC MG, UFMG, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), INED, Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e Faculdade São Camilo.

O “Cetec de Portas Abertas” foi uma iniciativa possibilitada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O projeto foi aprovado no edital de Popularização da Ciência e Tecnologia (10/09). Diferentemente das versões anteriores, que beneficiavam apenas projetos de pesquisa, o Edital contemplou, neste ano, eventos científicos que fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia.

A programação foi encerrada pela cerimônia de premiação do 1º Encontro de Jovens Pesquisadores, realizado no Auditório Central. O Encontro foi realizado dentro da programação da 5ª Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) e foi um dos estandes que mais chamou a atenção dos visitantes.

Os vencedores do Prêmio Fiemg de Ensino Superior foram os seguintes:

- “Análise laboratorial do desaguamento do lodo residual de estação de tratamento de água por meio de geossintéticos”, do Cefet, com 288 pontos.

- “Desenvolvimento de um Projeto de uma Cadeira de Rodas com uma Rampa Acoplada”, do Centro Universitário do Sul de Minas, com 287 pontos.

- “Almanaque da Biodiversidade Oculta nas águas das veredas”, da UFMG, com 286 pontos.

Já os vencedores do Prêmio Fumec Ensino médio são:

- “Fossa Séptica Biodigestora com Sistema de Irrigação Automático”, da Fundação Helena Antipoff - Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, com 294 pontos.

- “Casa Energeticamente Correta”, do INED, com 292 pontos.

- Empate entre “Construção de um glossário técnico para adequação da linguagem instrumental em Libras para o ensino de desenho arquitetônico”, do Cefet e “Dispositivo Eletrônico para avaliação da resistência à compreensão do concreto no estado plástico”, também do Cefet, com 286 pontos cada um.

Os alunos vencedores em primeiro lugar ganharam um notebook, uma medalha feita em aço inox colorido dourado e uma vaga de estágio no Cetec. Os segundos colocados ganharam uma calculadora HP12C e uma medalha feita em aço inox colorido prateado. Aqueles trabalhos que ficaram em terceiro ganharam um pen drive de 8gb e uma medalha feita em aço inox colorido na cor bronze.

As instituições cujos alunos foram vencedores receberam um troféu e um computador com impressora. E cada professor responsável por orientar os estudantes vitoriosos ganhou um curso no Sebrae.

O aluno Hugo Freitas, do terceiro ano do ensino médio da Fundação Helena Antipoff, disse que quando soube que o projeto do qual estava participando na Inovatec havia sido premiado, não conseguiu acreditar. “Para mim foi uma grande conquista. Foi muito bacana ver o nosso esforço recompensado. Acredito que ter participado desse evento só agregou boas experiências e nos estimulou a prosseguir”. A diretora de Ensino, Cleusa Amorim de Oliveira, disse que esse reconhecimento vai além dos prêmios ganhos pelos alunos e pela escola. “Isso dá credibilidade ao ensino público e aumenta a autoestima e o interesse dos alunos”, concluiu.

A professora Vera Lúcia de Souza e Lima, do Cefet, explicou que o interesse da sociedade pelos portadores de deficiência auditiva tem aumentado cada vez mais e que a premiação do trabalho de construção do glossário em Libras vem estimular os estudantes a prosseguirem tanto na carreira acadêmica quanto os encoraja a fazer faculdade. “A dificuldade está no fato de que o português acaba sendo a segunda língua deles. Há pouco conteúdo em Libras no ensino superior. Eles estão mostrando à sociedade que possuem capacidade, superando as dificuldades e conquistando os corações e mentes das pessoas. Nem era nossa intenção, mas o trabalho deles emocionou as pessoas que passaram pela Inovatec.”