Segurança / Defesa Social

12h07min - 18 de Novembro de 2014 Atualizado em 12h07min

Chamado à consciência marca o Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Trânsito

Este ano, em Minas, foram registrados mais de 66 mil acidentes de trânsito com vítimas, sendo pelo menos 1,5 mil vítimas fatais

Há 15 anos, Beatriz Costa Pereira convive com a saudade da filha Flávia, mais uma vítima de acidente de trânsito. Na época do acidente, Flávia, então com 26 anos, seguia para um hospital em Belo Horizonte, onde fazia residência em Medicina, quando seu carro foi atingido por outro, conduzido por um motorista embriagado. A dor continua, mas hoje Beatriz luta para que outras famílias não carreguem o mesmo sentimento. Por essa causa, ela e outras centenas de pessoas participaram de uma homenagem às vítimas de acidentes de trânsito, na última semana.

O evento foi realizado em parceria pelas Secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), polícias Civil Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura de Belo Horizonte, Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor) e Centro de Ensino Técnico (Centec).

Além de reunir familiares de vítimas do trânsito, a população em geral e, sobretudo, motoristas da capital, a ação, no domingo (16/11), encerrou as atividades da Semana em Homenagem às Vítimas de Trânsito com a iluminação do obelisco da Praça Sete, por meio da parceria firmada com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O encontro na Praça Floriano Peixoto teve a presença dos mascotes das instituições envolvidas, o abraço simbólico à praça e um minuto de silêncio. A programação incluiu ainda a soltura de balões, ações educativas da Transitolândia do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, exposição de veículos danificados em acidentes e distribuição de bafômetros descartáveis e de brindes.

Durante a homenagem, os participantes receberam uma rosa branca para depositar em um local reservado, como símbolo de paz e lembrança. “O acidente de trânsito chega a nossas vidas sem a gente imaginar e se torna uma longa aprendizagem. Sempre participo desses eventos porque temos que chamar a população, principalmente os jovens, a ter consciência sobre os perigos do trânsito”, disse. Segundo Beatriz, muitas coisas já melhoram com as mudanças nas leis nesses 15 anos, mais ainda há muito que fazer. “Temos que lutar para haja educação no trânsito e que vidas não sejam ceifadas injustamente”, completou.

Vítimas da imprudência

De acordo com o Armazém de Dados do Registro de Eventos de Defesa Social da Seds, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 66.044 ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em Minas Gerais, sendo 1.544 delas com pelo menos uma vítima fatal.  Em Belo Horizonte, no mesmo período, foram 10.032 registros com vítimas e 114 ocorrências também com pelo menos uma vítima fatal.

“Os números nos deixam tristes, mas nos impele a trabalhar no sentido de fiscalizar com mais rigor e buscar a conscientização da população. No âmbito da Campanha Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida, por exemplo, estamos diversificando a atuação, com abordagens diferenciadas e, paralelamente, temos feito campanhas educativas nos bares. No entanto, fazemos um clamor à sociedade para que todos tenham a consciência de que o trânsito é perigoso e também que as leis estão aí para regular as relações sociais e devem ser cumpridas”, destacou o secretário adjunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva.

Para o chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, delegado-geral Anderson Alcântara, 95% dos acidentes de transito acontecem por imprudência. “A nossa intenção é mobilizar as pessoas para fazer o que deve ser feito, ou seja, cumprir as regras de trânsito, como não dirigir após o uso de bebida alcoólica, não fazer ultrapassagens em locais proibidos e não exceder a velocidade permitida. A cada 5% das ocasiões em que o motorista excede a velocidade, ele aumenta em 85% a possibilidade de acidente com morte. Outo fato preocupante também é o uso do celular. Para cada mensagem de texto enviada com o veículo a 60 km, é como se o motorista dirigisse 76 metros com os olhos vendados”, alertou.

Segundo o Alcântara, o Detran-MG é órgão responsável pela fiscalização, monitoramento e a formação dos motoristas, mas também o responsável por tirar de circulação os motoristas contumazes em infrações no trânsito. “Nós vamos chegar ao final deste ano com mais de 50 mil processos abertos. Tem pessoas que estão sendo notificadas, inclusive, para entregar suas carteiras de motoristas”, finalizou.