Minas por Região
Turismo

12h22min - 05 de Novembro de 2013 Atualizado em 12h36min

Chefs de restaurantes da capital reinventam receitas típicas de moradores do Aglomerado Santa Lúcia

Convidados degustaram a releitura dos pratos apresentados pelos cozinheiros da comunidade; secretário de Turismo anuncia expansão do projeto Gastronomia no Morro

A segunda etapa do projeto Gastronomia no Morro, parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), aconteceu no último sábado (2), no restaurante Vecchio Sogno, comandado pelo chef Ivo Faria. Os convidados degustaram os pratos dos cozinheiros do Aglomerado Santa Lúcia recriados pelos chefs de cinco renomados restaurantes da capital mineira.

“Este projeto é o pontapé para que os novos talentos vindos do Aglomerado Santa Lúcia possam crescer e fazer carreira. Agora é a hora de cada um fazer a sua história. Este é o momento”, ressalta Ivo Faria, que trouxe a sua versão da moranga recheada, receita do cozinheiro Fred Gonçalves Chagas.

A chef do restaurante Haus Munchen, Paula Cardoso, fez uma nova leitura da salada apresentada pela moradora do aglomerado, Wanusa Aparecida da Silva. Por sua vez, Frederico Trindade e Felipe Rameh, do Trindade, ficaram por conta da língua recheada, de Maria da Consolação de Souza, a Lia.

O comandante da cozinha do The L.A.B. reinventou o Galopé, apresentado por Vander Álvaro Cordeiro, o Deco. Já Henrique Gilberto, do Belo Comidaria, apostou em novas texturas para recriar o creme chinês de Maria de Fátima da Silva Colares.

A partir de agora, os novos pratos vão integrar os cardápios dos restaurantes. Na primeira etapa do projeto, os chefs da capital subiram o morro do Aglomerado Santa Lúcia para provar as delícias da gastronomia local. Em uma degustação aberta à imprensa, saborearam e elogiaram os pratos típicos, posteriormente recriados por eles.

Expansão do projeto

Na ocasião, o secretário de Estado e Turismo, Agostinho Patrus, anunciou novas parcerias, que darão continuidade ao projeto. Seis entidades vão oferecer aos moradores do Aglomerado Santa Lúcia oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento em áreas correlatas à gastronomia.

São elas: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg)Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Sistema Fecomércio).

“A parceria com estas instituições é fundamental para a continuidade do projeto. São entidades renomadas e reconhecidas que, com certeza, tem muito a acrescentar e trocar experiências com os moradores da comunidade”, enfatiza Agostinho Patrus.

Serão oferecidas oficinas, cursos e consultorias que variam desde capacitação até o incentivo à inserção da mão de obra capacitada nos restaurantes e bares de Belo Horizonte. A iniciativa vai atender cozinheiros, ajudantes de cozinha e garçons.

Gastronomia no Morro

O projeto Gastronomia no Morro envolve a comunidade e outros parceiros com o objetivo de identificar, valorizar e preservar as formas de expressão da gastronomia do Aglomerado Santa Lúcia, bem como agregar valor aos principais ingredientes utilizados, modos de fazer e saberes, incrementando também oportunidades de negócios com base na culinária típica.

O objetivo da iniciativa é reforçar Minas como o Estado da gastronomia e mostrar que a culinária não se resume a pratos requintados, sofisticados e caros. “A gastronomia tem um aspecto social fundamental de gerar oportunidade, emprego e fazer com que as pessoas possam ter uma vida melhor”, acredita Agostinho Patrus.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato