10h24min - 04 de Dezembro de 2009 Atualizado em 19h02min - 30 de Junho de 2013

Cia. de Dança Palácio das Artes reapresenta 22 Segredos

BELO HORIZONTE (04/12/09) - Depois de uma estreia de sucesso, a Cia. de Dança Palácio das Artes volta aos palcos do Grande Teatro com a sua mais nova criação - 22 segredos. O espetáculo será apresentado nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), às 20h30, e novamente os ingressos estão a preços especiais: R$10,00, com meia entrada conforme a lei. Esta é mais uma chance de o público mineiro ver de perto o trabalho de uma das companhias mais representativas no cenário da dança contemporânea brasileira.

O espetáculo 22 Segredos é fruto de um processo que surgiu a partir da história apresentada no documentário “Noivas do Cordeiro”, de Alfredo Alves. A Cia. de Dança Palácio das Artes associou a este fenômeno social questões levantadas com a pesquisa da personagem Dulcinéia, de Dom Quixote. O espetáculo tem coreografia de Sônia Mota, trilha sonora de Daniel Maia, figurinos de Marco Paulo Rolla e iluminação de Alexandre Galvão e Wladmir Medeiros.

As particularidades de Noivas do Cordeiro - uma comunidade de mais de 200 mulheres que, após 100 anos de preconceito e isolamento mantém um espírito coletivo a apenas 100 km de BH e resiste ao modelo urbano capitalista – foram o pontapé inicial para esta criação. E para encontrar os pontos comuns entre estas mulheres do século XX e a personagem de Miguel de Cervantes, todo o grupo passou por um processo de muito estudo, que envolveu encontros com o professor Marcos Alexandre, o antropólogo e também professor José Marcio Barros e o psicanalista Stélio Lage.

Como é marca do trabalho desenvolvido pela Cia. de Dança Palácio das Artes, os bailarinos também tiveram um papel fundamental na construção da obra, e a partir de suas reflexões individuais, chegou-se a uma manifestação final coletiva. O resultado de toda esta dinâmica o público poderá, mais uma vez, ver no palco do Palácio das Artes, em corpos que expressam situações comuns, que revelam momentos de desgaste e que estão ansiosos para se reconectarem uns aos outros e com o universo que os rodeia.

Em fevereiro de 2010 o espetáculo retorna aos palcos dentro da tradicional Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, também no Palácio das Artes.

Cia. de Dança Palácio das Artes

Fundada em 1971, a Cia. de Dança Palácio das Artes é um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado. Atualmente dirigido por Cristina Machado, o grupo é sintonizado com as modernas linguagens da dança contemporânea e assume, a cada dia, os desafios do experimentalismo. Como marca do trabalho desenvolvido pela Cia., estão a valorização dos processos de criação, o incentivo e promoção da pesquisa e a utilização da potencialidade criadora dos bailarinos.

É ainda uma característica do grupo o frequente convite a diretores e coreógrafos contemporâneos para criar obras inéditas. Além disso, o grupo trabalha sempre voltado para a pesquisa, estudo e apuro técnico, com a participação de artistas e estudiosos de diversas áreas (dança, artes plásticas, literatura, teatro, história, antropologia) na composição dos espetáculos. As obras produzidas pela Cia. de Dança Palácio das Artes são montagens que trazem a visão artística mineira sobre temas que emocionam plateias no mundo inteiro e levam a dança contemporânea do Palácio das Artes para os mais diversos palcos nacionais e internacionais.

Evento: 22 segredos - Cia. de Dança Palácio das Artes

Data / Hora:

08 e 09.12: 20h30

Local: Grande Teatro Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Ingressos: R$ 10,00

(meia entrada conforme a lei)

Classificação etária: 8 anos

Informações: 3236-7400 / www.fcs.mg.gov.br