Minas por Região
Turismo | Copa do Mundo | Esportes

18h10min - 26 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 18h14min

Ciclista inglês e embaixador do Reino Unido visitam o Mineirão

O atleta percorre as cidades-sede da Copa. Em 2016, BH vai receber a delegação olímpica e paralímpica britânicas

Com o objetivo de estreitar laços com Minas Gerais e conhecer um dos palcos da Inglaterra durante a Copa do Mundo, o embaixador do Reino Unido, Alexander Ellis, visitou o Mineirão, nesta quarta-feira (26), acompanhado do ciclista Andy Smith. O inglês, de 35 anos, percorre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Smith começou a empreitada no dia 21 de janeiro, saindo de Porto Alegre, e pretende chegar até Manaus para assistir à primeira partida da Inglaterra, contra a Itália, no dia 14 de junho.

Em visita de dois dias ao Estado, o embaixador abordou questões envolvendo a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, uma vez que Reino Unido e Minas Gerais estarão ainda mais conectados a partir dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil. Em 2016, as delegações olímpica e paralímpica britânicas vão se concentrar em Belo Horizonte, antes dos jogos do Rio de Janeiro.

Para Ellis o momento é de aproximação entre ingleses e mineiros. “A relação entre o Reino Unido e Minas Gerais foi forte no século XIX e o momento é de buscar esta reaproximação”, afirmou. “O esporte é uma ferramenta importante nisso, porque atrás do esporte estão  torcida, tecnologia, planejamento, muita coisa. Então, eu acho que Belo Horizonte pode ser a capital do esporte na relação do Reino Unido com o Brasil”, comentou.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, destacou a preparação de Minas Gerais para os grandes eventos esportivos dos próximos anos. “Mostramos ao embaixador tudo que temos à disposição da delegação do Reino Unido. Aí estão incluídos nossa preparação na parte de serviços, segurança, transporte, sistema de saúde e os locais de treinamentos. Trabalhamos também para oferecer apoio aos torcedores e às autoridades dos países e a vinda do embaixador a Belo Horizonte é fundamental para o projeto que estamos montando para receber todos muito bem”.

Ciclista da Copa

São 8,8 mil quilômetros de pedaladas até o destino final. Além de Porto Alegre, Andy Smith já passou por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Logo depois de Belo Horizonte, o atleta seguirá para Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e, por fim, Manaus. Caso ele não consiga chegar até a capital do Amazonas em tempo hábil para assistir ao jogo de seu país, Smith não descarta a possibilidade de utilizar outros meios de transporte para não perder a partida.

Em BH, Smith afirmou estar encantado com a grandeza do Mineirão. “Passei por quatro outras cidades e em algumas os estádios ainda estão em construção. Chegar e ver o Mineirão assim, pronto para receber um evento como a Copa é muito importante. Espero que a Inglaterra jogue aqui um futebol tão bonito quanto o estádio”. Além de enaltecer o estádio, o inglês elogiou a gastronomia mineira. “Alguns amigos já haviam comentado das qualidades da comida mineira. Assim que cruzei a fronteira do Estado, pude comprovar que realmente é algo especial. Além da comida, também fiquei encantado com Ouro Preto, que, para mim, é uma das cidades mais belas que eu já conheci”, declarou.

O ciclista conta que começou, no ano passado, sua preparação para percorrer as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. O objetivo dele ao realizar o percurso é arrecadar donativos que serão direcionados para as instituições Lauraus e Trust – Watford FC's Community Sports and Education para promover o esporte entre as crianças.

Transporte alternativo

Andy Smith esteve de passagem por BH, mas se quisesse vir a um jogo no Mineirão, não encontraria problemas para estacionar sua bicicleta. O estádio é adaptado para receber todos os públicos, seja aquele que tenha interesse em vir ao estádio de automóvel, motocicleta ou também bicicleta.  Na esplanada e estacionamento do estádio há bicicletários com cerca de 200 vagas, com segurança permanente, destinadas aos ciclistas.

“O Mineirão é um dos melhores estádios do país, como já comprovado em pesquisas. Hoje, a delegação do Reino Unido e o Andy Smith puderam verificar porque temos um dos estádios mais preparados para receber a Copa do Mundo”, contou o gerente de Operações da Minas Arena, Severiano Braga.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato