13h05min - 04 de Março de 2013 Atualizado em 09h35min - 30 de Junho de 2013

Cidade Administrativa completa três anos com economia de R$ 110,9 milhões

Complexo do Governo de Minas Gerais no bairro Serra Verde é também indutor de novos negócios para o Vetor Norte

Uma economia de R$ 110,9 milhões nos gastos com a manutenção de serviços da administração estadual em 2012, na comparação com 2009. Esse é um dos resultados obtidos pelo Governo de Minas com a implantação da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, que completa três anos de funcionamento nesta segunda-feira (04). Instalada no bairro Serra Verde, no Vetor Norte, a Cidade Administrativa abriga 58 órgãos e entidades do executivo estadual.

A economia inclui os valores que deixaram de ser pagos com o aluguel de imóveis onde antes funcionavam órgãos públicos e a otimização de serviços administrativos, que resultou, por exemplo, na redução da demanda por serviços de mensageria.

O montante economizado inclui também a redução dos gastos com telefonia e dados. No complexo, os servidores de todas as secretarias e órgãos se comunicam por ramal e trabalham em rede via web. O local possui o maior projeto de rede de dados da América Latina, com solução única para internet, telefonia, controle de acesso e segurança. O complexo gerou também redução de custos com reprografia e impressão, obtidos com a centralização desses serviços em ilhas que atendem a um conjunto de servidores.

“Essa economia de recursos é um retrato fiel do cumprimento do objetivo do Governo de Minas de reduzir custos e se consolidou na prática a partir do momento em que todos os órgãos e entidades previstos se instalaram na Cidade Administrativa, processo finalizado em dezembro de 2011”, afirma a intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel.

Além da economia, a intendente ressalta o cumprimento de outros objetivos propostos quando da implantação da nova sede do Governo de Minas, entre eles a melhoria das condições de trabalho para os servidores, a implantação de um moderno modelo de gestão e a consolidação do Vetor Norte para atração de novos empreendimentos empresariais. “No complexo, os servidores contam com moderna infraestrutura, estações de trabalho individuais e equipamentos adequados e também modernos”, afirma Kênnya.

Novos negócios

Se por um lado houve redução de custos, por outro a implantação da Cidade Administrativa impulsionou o empreendedorismo e a geração de novos negócios na região. O Cidade Administrativa Shopping, instalado no Centro de Convivência, conta com 28 estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes, casa lotérica, quiosques e lojas de vestuário, produtos importados, artigos esportivos, calçados e acessórios, entre outros. Em 2012, o local registrou vendas de cerca de R$ 18 milhões, de acordo com o superintendente do Cidade Administrativa Shopping, Levy Tavares.

A inauguração do complexo também foi determinante para consolidar o planejamento do Governo de Minas de deslocar parte do eixo de desenvolvimento de Belo Horizonte para o Vetor Norte da capital, formado por 13 municípios. A implantação deste planejamento teve início com a transferência dos voos do Aeroporto da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em 2004. O segundo pilar foi a implantação da Linha Verde.

Em 2011 e 2012 foram assinados, com assistência do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), 69 protocolos de intenções com o Governo de Minas, totalizando R$ 2,8 bilhões em investimentos em municípios que compõem o Vetor Norte, com geração de 9 mil empregos diretos e 8,3 mil indiretos. Entre os setores estão eletroeletrônica, alimentos, bebidas, automotivo, biotecnologia, comércio e aeronáutica, entre outros.

O Vetor Norte já atraiu diversos e variados empreendimentos. Entre os exemplos estão o Shopping Estação BH, a Six Semicondutores (em Ribeirão das Neves); empreendimentos residenciais como o Alphaville Minas Gerais (Vespasiano), Reserva Real (Jaboticatubas), Residencial Vitória Golf Residencel e Residencial Gran Royalle Aeroporto, ambos em Lagoa Santa. Além disso, o Governo de Minas está realizando investimentos na infraestrutura do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA).

Uma cidade superlativa

A Cidade Administrativa reúne 17.178 servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviços e possui um público flutuante médio de 2 mil visitantes/dia. Com esse contingente, poderia ocupar o 220º lugar entre os 853 municípios de Minas em número de pessoas.

Com essa população, tudo na Cidade Administrativa é superlativo quando se trata de oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente. São 17.665 estações de trabalho, 15.107 computadores, 11.025 telefones e 330 salas de reunião, além do auditório JK. O estacionamento é gratuito e tem capacidade para 3.829 veículos e 447 vagas para motos.

Setenta e oito elevadores funcionam em todo o complexo e o local possui a maior brigada de incêndios do Brasil, com 1.610 servidores capacitados e certificados pelo Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG). Para alimentação, os servidores contam com oito restaurantes, 52 refeitórios e copas com microondas, refrigeradores e máquinas de bebidas.