12h42min - 27 de Março de 2014 Atualizado em 13h22min - 22 de Abril de 2014

Cidade Administrativa inaugura feira semanal da agricultura familiar

Iniciativa beneficia 460 famílias de agricultores, além de oferecer alimentos frescos e de qualidade, com identificação de origem

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inaugurou, nesta quinta-feira (27/03), a Feira da Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, em Belo Horizonte. A feira semanal vai oferecer aos servidores, visitantes e frequentadores da Cidade Administrativa alimentos frescos e de qualidade, com identificação de origem.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, o espaço de comercialização na Cidade Administrativa é uma conquista da agricultura familiar. “É mais uma oportunidade de mostrar a força do setor em Minas, mostrar a qualidade e a diversificação de seus produtos. A boa receptividade desta iniciativa vem mostrar como é fundamental criar canais de comercialização direta, que aproximem produtores e consumidores”, afirma.

A feira vai funcionar no túnel do Edifício Gerais, todas as sextas-feiras, no horário de 11h às 15h. Participam desta iniciativa 31 instituições e empreendimentos de pequeno porte, abrangendo cerca de 460 famílias de agricultores familiares. Serão comercializados orgânicos e produtos com a Certificação SAT (sem agrotóxicos), verduras, legumes, hortaliças não convencionais, como a taioba, azedinha e capuchinha, além de produtos processados pela agroindústria familiar como o queijo Minas Artesanal, mel, pescados e iogurte de ovelha.

A produtora Joelma Almeida Costa faz parte de um grupo de 18 famílias que trabalham com a agricultura urbana. Eles cuidam de uma horta comunitária de aproximadamente um hectare, na região do Barreiro. O grupo trouxe para comercialização vários tipos de folhosas e está com boas expectativas com a iniciativa. “Estou muito feliz e espero que dê tudo certo, porque se o trabalho continuar posso ter a oportunidade de abandonar meu trabalho de diarista e me dedicar totalmente à horta comunitária”, afirma.

O produtor Onofre de Oliveira Faria veio de Bambuí (Centro-Oeste) para comercializar sua produção de lácteos (doce de leite e iogurte). Ele está confiante, depois da experiência positiva de ter participado da Mostra da Agricultura Familiar, realizada em dezembro do ano passado na Cidade Administrativa e que comemorou os 65 anos da Emater-MG. “Trouxe 300 quilos de doce de leite e 400 litros de iogurte, mais do que o trazido no ano passado e espero repetir o mesmo sucesso de vendas”, afirma.

Consumidores que passaram pela feira, neste primeiro dia, também aprovaram a iniciativa. “Achei bacana, a iniciativa é uma comodidade que vai facilitar a nossa rotina, com a segurança de estar adquirindo produtos de qualidade”, afirma Ellen Silveira, funcionária da Secretaria de Fazenda. Na sacola foram embrulhados brócolis, rabanete e taioba.

A funcionária da Secretaria de Casa Civil e de Relações Institucionais, Simone Carvalhaes, afirma que achou excelente a oportunidade. “Estou levando produtos sem agrotóxicos, de qualidade e procedência garantidas”, afirma.

Os produtores selecionados participam de maneira efetiva nos trabalhos desenvolvidas pelas instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura, como o Projeto Regionalizado de Agricultura Urbana e o Programa de Agricultura Orgânica, ambos desenvolvidos pela Emater e o Programa de Certificação do IMA. Coordenada pela Seapa e pela Intendência da Cidade Administrativa, a feira tem o apoio da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam).