19h16min - 03 de Abril de 2008 Atualizado em 12h38min - 24 de Junho de 2013

Cidades do Circuito Guimarães Rosa valorizam cultura e turismo

MORRO DA GARÇA (03/04/08) – Culinária, artesanato, festas e rituais religiosos e profanos, danças e músicas, lendas, brinquedos e brincadeiras compõem o roteiro das peças teatrais que estão sendo apresentadas a 1500 alunos de 13 escolas públicas das cidades que integram o Circuito Turístico Guimarães Rosa. Nesta quinta-feira (3), a apresentação aconteceu na Escola Municipal Padre Joaquim da Silveira, em Morro da Garça, para 135 alunos de 5ª e 6ª séries. O projeto Vivências de Minas, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Ministério do Turismo e Senac Minas, tem o propósito de motivar a preservação do patrimônio cultural, histórico e natural dos municípios envolvidos, através da sensibilização dos estudantes para a atividade turística.

Presidente Juscelino, Inimutaba, Curvelo, Corinto e Morro da Garça foram as primeiras cidades a receber o grupo teatral, composto por dois artistas contadores de “causos” de Minas Gerais e um turismólogo. O personagem central é o viajante Chiquinho das Gerais, que abre a peça, convidando todos os presentes para uma viagem pela riqueza, tradição, cultura, história e especialmente a literatura de Minas, com causos, lendas e as incríveis produções do escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Há personagens como a “mãe preta”, que narra a lenda do Rio São Francisco e dos carranqueiros, dando uma lição do respeito à vida, ao meio ambiente e aos peixes. Entre os esquetes os atores promovem a integração e o envolvimento dos estudantes, realizando brincadeiras de roda com canções típicas e adivinhas, além de passar uma receita de broa de fubá. “O projeto fortalece identidade e a cultura da região. Fazemos um espetáculo lúdico, em que os alunos participam e entendem a responsabilidade que têm, como indivíduos dentro da sociedade, de ajudar a cultura a sobreviver e o turismo acontecer no circuito”, explica o ator Leonildo Miranda Araújo.

Morro da Garça

Em Morro da Garça, além dos atores, contadores de histórias mirins participaram, como Natália Coelho, estudante da 6ª série da escola, que integra há um ano um grupo na cidade. “A gente se encontra de quinze em quinze dias para uma oficina literária. Primeiro estudamos textos de tradição oral e depois as histórias de Guimarães Rosa”, conta a aluna de 12 anos.

“Hoje eu apresentei na minha escola o texto Pingo de Ouro, do livro Manuelzão e Miguilim de Guimarães Rosa, mas já estive em outras cidades da região. É muito importante a gente aprender mais sobre ele, porque este ano devemos receber muitos visitantes na cidade, além de convites para apresentações”, explica Natália. As crianças são envolvidas no teatro por um personagem vestido como tropeiro, que toca um berrante, assim como no clássico “Grande Sertão: Veredas”, escrito pelo autor em 1956.

De acordo com a diretora da escola, Pollyanna Coelho de Freitas, os alunos tinham uma grande expectativa em relação ao Vivências de Minas. “Trabalhamos dentro das salas de aula temas comuns à região, como lendas, músicas e danças. Os alunos produziram cartazes e também visitaram lojas e oficinas de produção artesanal na cidade”, conta a diretora. “Acredito que todos estão muito satisfeitos e preparados para a próxima etapa, que é o concurso de redação. Especialmente porque o Circuito Turístico Guimarães Rosa promove constantemente ações sobre cultura e turismo”, conclui.

O circuito foi escolhido em função das comemorações, em 2008, do centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, um dos maios famosos escritores mineiros. “Esse é o único circuito que tem como principal atrativo o turismo literário. Precisamos incentivar a preservação da cultura da região, especialmente no que diz respeito à Guimarães Rosa, que dá nome ao circuito, criando um produto único e diferenciado para o turismo de Minas”, ressalta a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo a Setur, Jussara Rocha. As apresentações tiveram início no dia 31 de março e vão até dia 17 de abril.