Copa do Mundo

20h12min - 25 de Agosto de 2011 Atualizado em 00h21min - 30 de Junho de 2013

Cidades-sede da Copa se reúnem em Belo Horizonte para discutir mobilidade urbana

BELO HORIZONTE (25/08/11) - A mobilidade urbana foi tema do Seminário Técnico de Transporte e Tráfego das Sedes, promovido pela Fifa, nesta quinta-feira (25), em Belo Horizonte. Minas Gerais apresentará, em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, o planejamento das obras de mobilidade e as principais linhas de ação para a operação de transporte e tráfego, durante o encontro que reúne, até esta sexta-feira (26), representantes das 12 cidades-sede do Mundial.

O planejamento destaca ações para a expansão do transporte público na capital e entorno, bem como para a melhoria da fluidez do tráfego nos principais pontos de acesso às infraestruturas esportivas e turísticas do Estado. “Nosso compromisso é fazer com que o visitante se desloque entre aeroporto, estádios e destinos turísticos com rapidez e segurança. Para isso, contaremos com o BRT (Bus Rapid Transit), os terminais metropolitanos, a Linha Verde e a duplicação da LMG-800, que vai oferecer uma nova via de acesso do Aeroporto de Confins ao Centro da capital”, explicou o secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso. O seminário contou ainda com a participação do prefeito Marcio Lacerda e do presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, e de Fulvio Danilas, da Fifa.

Para o presidente do COL, a operação de transporte é fundamental se o país deseja desempenhar um papel referencial durante o evento esportivo. “Precisamos trabalhar juntos para alinhar e integrar governos, com o objetivo de padronizar normas de tráfego e transporte para a Copa”, destacou Ricardo Teixeira.

O diretor executivo de competições e operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, enfatizou a importância dessa mudança cultural para o êxito do evento. “Ao redor do estádio, por exemplo, os visitantes irão caminhar por passagens seguras e agradáveis. Haverá diferentes áreas de acesso para diferentes tipos de público, como torcedores, autoridades nacionais e estrangeiras, imprensa, membros da Fifa e demais grupos que vão trabalhar durante a Copa. Os projetos de mobilidade serão fundamentais para que esse fluxo funcione de maneira eficiente”, pontuou Trade.

Plano de Mobilidade

O plano de mobilidade estadual foca em três principais áreas: Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte; infraestrutura de transporte urbano e intermunicipal na região, e acesso aos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) e destinos indutores de turismo.

O plano prevê a implantação de 10 terminais metropolitanos: seis terminais do BRT (São Benedito, Ressaca, Morro Alto, Ribeirão das Neves, Justinópolis, Alvorada) para integrar o transporte da RMBH; os outros quatro deverão ser modernizados.

Para melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e aos destinos turísticos da Região Metropolitana, a previsão é  realizar obras em dois trechos da LMG 800. Com o fechamento à circulação de veículos da via entre o terminal de passageiros e a área comercial, serão necessárias obras para alterar o traçado do acesso ao aeroporto. Em outro trecho haverá duplicação e pavimentação da LMG-800, o que vai assegurar mais fluidez do trânsito.

Na MG-424, uma via alternativa à linha Verde – que dá acesso ao aeroporto, estão previstas melhorias para aumentar a capacidade da via. No contorno norte de Lagoa Santa, o planejamento é a  implantação de nova rodovia para facilitar o acesso a importantes destinos turísticos na RMBH. Essa nova via vai  ligar a MG-424, nas proximidades do aeroporto, até a MG-010, onde ficam diversos destinos turísticos, como a Serra do Cipó, Parque do Sumidouro etc. Ela terá aproximadamente 15 km.

Também está sendo feito um diagnóstico dos principais acessos a destinos turísticos situados num raio de 100 km da capital, para posterior definição de quais trechos deverão ser restaurados.

Em Belo Horizonte, o projeto mais importante é a implantação de três BRT: Antônio Carlos / Pedro I, Área Central, Cristiano Machado.