17h34min - 28 de Julho de 2011 Atualizado em 08h19min - 25 de Junho de 2013

Circuito Cultural Praça da Liberdade oferece atrações nos últimos dias das férias de julho

BELO HORIZONTE (28/07/11) - O mês de julho está quase acabando, mas ainda dá tempo de visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Com uma programação variada, o complexo promete agradar a toda a família, com atrações que aliam cultura e educação.

Dentre os espaços abertos à visitação estão o Museu das Minas e do Metal, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento e o Memorial Minas Gerais - Vale. O primeiro passou por um processo de restauração amplo, que possibilitou a adequação do antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação ao uso das mais diversas tecnologias. No museu, essa tecnologia é usada de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minérios e seus componentes.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento está instalado no prédio onde funcionava a Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que foi todo reformado a partir do projeto da arquiteta Jô Vasconcelos. O espaço tem um dos oito planetários mais modernos do mundo e um observatório de última geração. Nas noites de quinta-feira é possível observar o céu e os planetas em plena Praça da Liberdade. Já o Memorial Minas Gerais - Vale, que está localizado no antigo prédio da Secretaria de Estado de Fazenda, instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros até o momento atual, de uma forma diferente e interativa.

Além destes três museus, também fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público Mineiro e o Palácio da Liberdade, que passaram por um processo de restauração e apresentam programações diversificadas ao público, além das atrações permanentes.

Ainda no mês de julho, neste sábado (30), a partir das 10h, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa promoverá uma oficina sobre tiras e quadrinhos com a quadrinista Chantal Herskovic. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (31) 3269-1223 ou pelo e-mail infantil.sub@cultura.mg.gov.br. As principais obras de Chantal também poderão ser vistas na Mostra “Chantal: tiras e quadrinhos”, que ficará na biblioteca até o dia 13 de agosto.