16h21min - 25 de Março de 2015 Atualizado em 16h22min

Circuito Cultural Praça da Liberdade participa do Museum Week 2015

Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal estão entre os mais de dois mil locais do mundo que integram a iniciativa

Até o próximo domingo (29/3), o Espaço do Conhecimento UFMG e o Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, participam do Museum Week 2015. Ao redor do mundo, mais de duas mil instituições, em 45 países, aderiram à iniciativa, que incentiva os visitantes a interagir com a programação e a estrutura das instituições por meio do Twitter.

Durante uma semana, os espaços culturais participantes compartilham imagens de obras e exposições, de acordo com um tema diário específico, para promover o intercâmbio online entre as instituições e seus visitantes. A identificação dos temas é feita através de hashtags e as ações de cada museu também poderão ser conferidas no museumweek2015.org.

Nesta quarta-feira (25/3), por exemplo, o tema do Museum Week é #architectureMW. O Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal aproveitaram para contar um pouco sobre a história dos prédios dos museus, suas mudanças e curiosidades arquitetônicas. Nesta sexta (27/3), com o tema #familyMW, os espaços culturais vão apresentar ao público roteiros para uma visita familiar, capaz de agradar a todas as idades.

Para acompanhar e interagir diretamente com os tweets do Espaço do Conhecimento UFMG e do Museu das Minas Metal o usuário deve acessar os perfis @espacoufmg e @mmgerdau, respectivamente. Em Minas Gerais, o Museu de Arte Contemporânea Inhotim também aderiu iniciativa. As postagens podem ser conferidas em @inhotim.

Confira, abaixo, os temas propostos para cada dia da ação:

- Segunda-feira (23/3): secretsMW

- Terça-feira (24/3): #souvenirsMW

- Quarta-feira (25/3): #architectureMW

- Quinta-feira (26/3): #inspirationMW

- Sexta-feira (27/3): #familyMW

- Sábado (28/3): #favMW

- Domingo (29/3): #poseMW

Museum Week

Promovida por gestores comunitários de museus e instituições culturais francesas, em colaboração com a equipe do Twitter, a Museum Week 2014 agregou 630 museus em toda a Europa. Em 2015, o objetivo é maior: dar uma dimensão global a este evento dedicado à celebração dos museus e unir um público ainda mais amplo, de uma forma divertida e participativa.

Espaço do Conhecimento UFMG

O espaço tem cinco andares de salas com telescópios, planetário, exposições e instalações interativas. No primeiro andar, os visitantes encontram o Espaço TIM, onde os frequentadores poderão se divertir com a história e os recursos tecnológicos da telefonia celular. Uma inovação é a transformação da fachada frontal do espaço em um grande painel de projeção, que transporta para o exterior do prédio os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior, sob a forma de imagens, vídeos e atividades interativas.

Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o Museu das Minas e do Metal abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia e marca a relação entre a história e a cultura de Minas com suas riquezas naturais. Recursos tecnológicos são usados para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, o Museu das Minas e do Metal é espaço para uma intensa programação cultural, com palestras, seminários, sessões de cinema, saraus de poesia e atividades infantis.