Esportes

16h24min - 18 de Março de 2013 Atualizado em 07h59min - 01 de Julho de 2013

Circuito do Fogo reúne mais de duas mil pessoas na orla da Pampulha

Propagar ações voltadas para cooperação, bem como fortalecer as regras de convivência e superação de limites – são algumas das perspectivas que uniram a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) ao Corpo de Bombeiros no projeto “Circuito do Fogo”. A iniciativa contemplou a corrida de rua e caminhada com percursos credenciados de 5 e 10 quilômetros.  O evento envolveu, aproximadamente, duas mil pessoas entre atletas, servidores e colaboradores que coloriram a orla da Lagoa da Pampulha, modificando o cartão postal da capital nesse domingo (17).

Com o intuito de associar o esporte a temática da prevenção de acidentes e ampliar a construção coletiva, a prova é vista também como uma ferramenta de promoção da saúde e qualidade de vida segundo o coordenador do 3º Batalhão, Major Walace Tardim. “A perspectiva é estimular o exercício pleno da cidadania por meio da democratização do esporte. Nosso compromisso é com os resultados qualitativos decorrentes da realização do projeto” afirma.

Para o secretario de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, padrinho da cerimônia, esta é uma iniciativa fantástica que a cada dia se multiplica. “Estamos levando a atividade física a inúmeros mineiros que estão descobrindo no esporte um novo estilo de vida. A proposta é transformar Minas em um polo esportivo de referência para o país. É uma honra ser padrinho deste evento tão grandioso e receber o carinho da corporação dos bombeiros referenciados como profissionais que desempenham um papel social determinante” concluiu.

O grande vencedor, Egnaldo Elias Campos, levou para casa o troféu. Já na categoria feminina quem fez as honras no alto do pódio foi Larissa Marcela Moreira, que se emocionou com a conquista. A premiação foi entregue pelo Secretário de Estado de Esportes e da Juventude e pelo Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz.

A estrutura do evento foi muito elogiada pelos atletas, que contaram com equipes da UFMG, formada por 25 estudantes que se dispuseram, voluntariamente, a fazer massagens e orientar os participantes. Patrícia Magalhães, apesar de exausta no fim do trajeto, conta que é incrível superar os próprios limites. “Essa é a primeira vez que disputo e tenho que agradecer ao meu companheiro, Rodrigo, pelo apoio incondicional. Estou muito feliz por ter topado encarar esse desafio”, ressalta.

Este ano estão previstas mais duas edições do Circuito do Fogo agendadas para 21 de julho e 1º de dezembro.  Vale dizer que todos os atletas do sistema de defesa social receberam medalhas especiais pela participação no evento.

O resultado oficial do circuito e outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site: http://www.circuitodofogo.com.br