20h56min - 09 de Junho de 2010 Atualizado em 16h19min - 29 de Junho de 2013

CMRR debate Gestão de Resíduos de Atividades Comerciais

BELO HORIZONTE (09/06/10) - A 15ª edição da Série Diálogos Minas Recicla promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) teve como tema a Gestão de Resíduos de Atividades Comerciais. O evento aconteceu nesta quarta-feira (9) e reuniu estudantes, estudiosos, representantes do setor comercial e de órgãos ambientais para discutir o tema proposto.

O coordenador do Núcleo de Estudos de Projetos Especiais da Regional Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte, Itamar Gomes, apresentou um histórico da coleta seletiva, remontando a história desde Roma, há 2.000 anos. Gomes destacou a atuação das associações de catadores, que segundo ele “são uma proposta importante para a gestão sócio ambiental”.

O representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Helton Andrade apresentou as possibilidades de atuação conjunta da federação com os gestores de resíduos e órgãos ambientais.

Sobre o trabalho dos catadores, quem apresentou foi a presidente da Associação de Trabalhadores em Material (Astemarp), Maria do Socorro. Nesta palestra foi abordada a importância do trabalho das associações de materiais recicláveis gerados pelas atividades comerciais.

Após as apresentações que mostraram a gestão, processamento, recolhimento e reciclagem desses resíduos, houve um momento de debates, aberto ao público. A mediação foi feita pelo coordenador geral da Ambiente Brasil Centro de Estudos, Luiz Eduardo Fontes. O objetivo das discussões promovidas pela Série Diálogos Minas Recicla é a troca de informações entre diversas áreas, como acadêmica, indústria e de regulamentação.

O próximo evento desta série, que será em julho, terá como tema a Logística Reversa. Para participar basta se inscrever, gratuitamente, por meio do telefone (31) 3465-1211 ou no site www.cmrr.mg.gov.br.