17h52min - 04 de Agosto de 2008 Atualizado em 16h24min - 26 de Junho de 2013

CMRR inicia novo curso de Gestão e Negócios de Resíduos

BELO HORIZONTE (04/08/08) - Começaram, nesta segunda-feira (4), as aulas das novas turmas do curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Na aula inaugural, o diretor executivo do centro, professor José Osvaldo Lasmar, destacou que “esse é, mais do que um curso de capacitação de profissionais para atuar na área de gestão de resíduos, um curso de cidadania, pois além de formarmos profissionais, criamos multiplicadores que irão atuar gerenciando resíduos e melhorando o impacto deles no meio ambiente”.

Neste segundo semestre, 146 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual participam do curso, que prepara os jovens para o empreendedorismo e o trabalho profissional em gestão de resíduos, nas áreas de saúde, construção civil, postos de combustível e do comércio. Os alunos recebem, gratuitamente, alimentação, vale-transporte, uniforme e material didático.

O curso foi criado, em 2007, pelo Governo de Minas e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sebrae-MG, com o propósito de oferecer condições para inserção no mercado de trabalho.

A aluna da Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira, Tamise Santos Silva, já faz planos para o futuro: “minha expectativa é descobrir outras formas de encarar o que todo mundo rejeita”. Seu colega de curso, Anderson Ferreira, também já sabe o que pretende com o curso. “Aprimorar meus conhecimentos aqui no CMRR. Tenho vontade de trabalhar em uma mineradora e sei que aqui é um bom começo para realizar meu sonho”, disse.

Referência em resíduos

O CMRR é uma iniciativa inédita no país, um espaço aberto a escolas, comunidades, associações e cidadãos. Oferece informações, experiências e ações para transformar resíduos em geração de renda e de conhecimento para melhor aproveitamento e preservação dos recursos naturais e, conseqüentemente, de melhoria da qualidade de vida da população.

Além de centro irradiador e de qualificação, sua ação se estende a todo o Estado, ao oferecer ainda apoio direto aos municípios mineiros, com informações sobre novas tecnologias e para o desenvolvimento e execução de projetos sobre o uso dos recursos naturais, e tratamento adequado do lixo, em área de 10 mil metros, onde funcionam oficinas, salas de treinamento, auditório, com capacidade para 400 pessoas, sala para exposições e espaços de convivência para a comunidade.

Promover o consumo consciente é o foco das ações do CMRR. Mais do que um irradiador de informações e de sistematização de pesquisas sobre gestão de resíduos de forma integrada e atualizada, o centro estimula novos comportamentos para sua incorporação pela sociedade.

Também inédito no país é o Inventário de Resíduos de Minas Gerais, um sistema que permite a visualização geográfica das áreas de disposição final do lixo gerado, elaborado pelo Estado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e disponibilizado também no portal www.cmrr.mg.gov.br, que reúne mais informações sobre resíduos.