20h48min - 23 de Março de 2010 Atualizado em 08h15min - 01 de Julho de 2013

CMRR na Semana da Água 2010 começa com encontro de catadores

BELO HORIZONTE (23/03/10) - Começou nesta terça-feira (23) no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) os eventos do CMRR na Semana da Água, com a abertura do 1º Encontro Estadual de Catadores. O evento reuniu técnicos de prefeituras e catadores de cerca de 100 municípios do Estado. O objetivo é discutir a inclusão desses trabalhadores no processo de implantação da coleta seletiva em Minas Gerais.

A diretora do CMRR, Denise Bruschi, relacionou a gestão de resíduos com a questão da água, tema da semana, e explicou a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos na preservação da qualidade dos recursos hídricos. O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), Gilberto Warley, definiu o Encontro como um momento histórico dada a importância da interlocução entre o Estado as prefeituras e os catadores. “Estamos avançando muito, mas o avanço depende da participação popular, somos quase um milhão de catadores no Brasil”, ressalta Warley. Já o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, destacou o evento como “mais um passo em direção à sustentabilidade na gestão de resíduos”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, participou do painel de abertura e destacou o papel da coleta seletiva na gestão ambiental do Estado e ainda a participação dos municípios nessa gestão, já que são os responsáveis diretos pela gestão dos resíduos. O secretário ressaltou ainda a importância do evento. “Desde 2003 trabalhamos para a construção de um modelo de gestão de resíduos no Estado, que se concretizou na publicação da Lei Estadual de Resíduos 18.031 de 2009”, destacou Carvalho.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), Juliano Fisicaro Borges, abordou a necessidade de qualificação e resumiu o evento como “um espaço para identificar as demandas do Movimento para buscar a construção conjunta de Políticas públicas que atendam a essas expectativas e necessidades”

O representante do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, Elias Cordeiro, reforçou as ações conjunta do MP com a Feam na busca pela erradicação dos “lixões” no Estado. “Desde 2005 recebemos vários encaminhamentos quanto a municípios que não se adequaram à legislação. O MP não quer afrontar os municípios e sim buscar uma solução para o problema”, ressalta Cordeiro.

O evento foi organizado e viabilizado por uma rede de parcerias como o CMRR, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Serviço de Assistência Social (Servas), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Fórum Estadual Lixo e Cidadania – MG, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), o Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi, o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis/MG (MNCR), a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público Estadual de MG (Cimos), o Programa para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Branco do Brasil (DRS), o Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania e a Fundação Israel Pinheiro (Fip).

Cooperação

Durante o evento foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Banco do Brasil e o Insea, com objetivo de fomentar, por meio de consultoria, ações voltadas à reciclagem, gestão de resíduos, capacitação e organização dos catadores de materiais recicláveis, para a elaboração de projetos destinados ao uso de recursos do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNRES) no Estado.

O representante da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Éder Marcelo de Melo, aproveitou a oportunidade para falar do novo programa do Banco, lançado oficialmente nessa segunda-feira (22). O Programa Água Brasil vai trabalhar por meio de parcerias ações de incentivo à preservação da água.

CMRR na Semana da Água 2010

Nesta quarta (24) as atividades continuam com o encerramento do 1º Encontro Estadual de Catadores, pela manhã no CMRR e a partir das 15h no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Tancredo Neves. Na solenidade será feita a entrega de equipamentos para 56 prefeituras. O maquinário que inclui prensas, empilhadeiras, balanças e coletores, são para melhoria das condições de trabalho dos agentes municipais e catadores que atuam na coleta seletiva nos municípios contemplados.

Os vencedores do 2º Prêmio Minas Sem Lixões, Barão dos Cocais, Belo Horizonte e Ibirité, irão receber a premiação também durante o encerramento do Encontro.

Dia 25 o CMRR promove mais um evento da Série Diálogos CMRR, o tema a ser trabalhado é o “Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição”. O objetivo é apresentar e discutir processos inovadores que buscam solucionar os impactos dos resíduos da construção e demolição.

Para encerrar a Semana, no dia 26, será feita a entrega dos certificados de mais uma turma do curso de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Esta já é a 4ª turma formada pelo CMRR em 2010.