12h51min - 16 de Julho de 2008 Atualizado em 12h58min - 24 de Junho de 2013

CMRR prepara mais 90 gestores para o mercado de trabalho

BELO HORIZONTE (16/07/08) - A oportunidade de uma profissão é o que oferece o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) a estudantes do 3º terceiro ano do ensino médio de escolas da rede pública estadual. Nessa segunda-feira (14), mais uma turma de 90 estudantes recebeu o certificado de qualificação, que prepara os jovens para implantar programas de gestão de resíduos e para a gestão de negócios.

O curso é oferecido na sede do CMRR, região Leste de Belo Horizonte, com aulas de segunda a sexta-feira, em dois turnos e carga horária de 340 horas. Os alunos têm transporte, alimentação, uniformes e material didático gratuitos para o curso que os qualifica para atuar como profissional ou empreendedor nas áreas da construção civil, serviços de saúde, postos de combustível e atividades comerciais em geral.

Pioneiro no Brasil, o curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Fundação Estadual do Meio Ambiente, coordenado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sebrae-MG.

A presidente do Servas, Andréa Neves da Cunha lembrou que Minas sempre foi vanguarda na política pública de meio ambiente e que o CMRR “é a expressão concreta deste compromisso com o futuro mais saudável que estamos construindo juntos”. Ela destacou, ainda, a importância da qualificação desses jovens como uma primeira conquista na construção de um futuro melhor para todos.

“O curso é resultado de uma rede de instituições que, a partir de suas missões específicas, desempenham um papel inovador, criando um novo ofício, o de gestor e empreendedor, para o enfrentamento de questões e problemas postos pelas crises ambientais que vivemos”, na avaliação do diretor-executivo do CMRR, José Osvaldo Lasmar.

Não foi somente na sala de aula que os conceitos da redução, reutilização e reciclagem foram postos em prática pelos futuros gestores. “O aprendizado surtiu efeito em casa também. Minha filha chefia toda a separação do lixo, orientando-nos como fazer”, atestou Maria das Dores Rodrigues, mãe da aluna Luana Dias. Foi também com o objetivo de garantir um futuro melhor que Maria das Mercedes Meireles Dias estimulou a filha a fazer a matrícula. “O curso abriu portas na busca por emprego e na formação como cidadã”, ressaltou.

O CMRR é um espaço aberto aos municípios, empresas, comunidades e cidadãos no apoio ao tratamento adequado de resíduos, que oferece informações, experiências e capacitação técnica também para transformar lixo em geração de renda.

Em atividade há um ano, o CMRR já qualificou 181 alunos como gestores de resíduos. Entre eles, está Daniel Alves dos Santos, 18 anos, que não deixou passar a oportunidade de ampliar os conhecimentos, aliando teoria à prática. "O curso superou minhas expectativas, fazendo com que repensasse minhas escolhas. Pretendo, agora, seguir carreira na área ambiental”. Dos 91 formandos da primeira turma, em dezembro de 2007, muitos já garantiram vaga no mercado de trabalho, nos segmentos da construção civil e postos de combustível.

“Essa é uma grande oportunidade para os jovens. Fiz a opção pela gestão em postos de combustível e, hoje, estou empregado e exercendo o papel de multiplicador ambiental”, afirmou o ex-aluno Mizael Rodrigues Oliveira, contratado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro).

O curso tem o apoio da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram), MinasInvest Aliança de Desenvolvimento, Santa Bárbara Engenharia e Minaspetro.

Mais informações sobre as atividades do CMRR podem ser obtidas pelo telefone (31) 3465-1200 ou pelo e-mail cmrr@cmrr.mg.gov.br.