16h06min - 06 de Junho de 2008 Atualizado em 01h43min - 29 de Junho de 2013

CMRR realiza oficinas neste fim de semana

BELO HORIZONTE (06/06/08) - Final de semana com dicas para a preservação ambiental. Neste sábado (7) e domingo (8), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) abre suas portas para a comunidade participar de oficinas sobre consumo consciente, reciclagem e sustentabilidade. Serão realizadas duas sessões, na parte da tarde, com início às 14h e às 16h. As atividades são gratuitas e integram a programação da Semana do Meio Ambiente 2008.

As Oficinas Itinerante Cultura Ambiental (Oica) compreendem sete estações com apresentação teatral, exibição de vídeos, maquetes e jogos. “Em cada uma delas, crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes assuntos sócioambientais, de maneira criativa e enriquecedora”, explica a gestora ambiental do CMRR, Gelma Alcântara. Toda a atividade será acompanhada por monitores e conta com o apoio da Vale.

Em diálogo com a Oica, duas exposições estão instaladas no hall do CMRR. Promovida pela Editora Horizonte em parceria com o Instituto Unibanco, a “Arte da Reciclagem” é uma exposição de fotografias e um convite à reflexão sobre o trabalho dos agentes recicladores. A segunda mostra é a “Isto é Mineração”, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

As atividades continuam durante a semana até o dia 12 de junho (quinta-feira), direcionadas às escolas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3465.1226. Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos é uma iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Serviço Voluntariado de Assistência Social (Servas) com a missão de apoiar os municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos por meio da capacitação e disseminação de informações. O endereço é rua Belém, 40 (esquina com avenida dos Andradas), no bairro Esplanada.

Do CMRR para casa

As Oficinas Itinerante Cultura Ambiental (Oica) tiveram início no dia 4 de junho e até esta sexta-feira (6) já receberam mais de 400 crianças e jovens. Igor Silva dos Santos, 10 anos, cursa a quinta série da Escola Estadual Coronel Vicente Torres Júnior e manteve os olhares atentos para cada etapa do processo da reciclagem. “Mesmo o meu pai recolhendo latinhas para vender, eu não sabia muito sobre reciclagem”, afirmou.

“Achei muito interessante saber que a poluição das chaminés das indústrias se mistura ao vapor d’água nas nuvens e aí, quando chove, os rios podem ficar poluídos”, completou a aluna Laudicéia Nonato Lima, de 11 anos. Para a professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, Solange Dias, a visita ao CMRR foi uma oportunidade de os alunos aprenderem sobre meio ambiente de maneira divertida. “Firmamos um compromisso de todos eles, ao chegar em casa, explicarem aos familiares e amigos o que aprenderam”, ressaltou.