11h48min - 15 de Julho de 2015 Atualizado em 17h19min

Codemig viabiliza a retomada das obras do teatro em Juiz de Fora

Reivindicação de 30 anos será atendida em um prazo de 18 meses. Investimento será de R$ 6 milhões

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) assinou a ordem de serviço para o início das obras complementares do Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora. Para viabilizar a retomada das intervenções, que estavam paralisadas por mais de três décadas, o Governo de Minas Gerais assumiu o financiamento do projeto, com investimentos da ordem de R$ 6 milhões.

O novo equipamento, localizado em área nobre do município — Rua Gilberto de Alencar, perto do Parque Halfeld, na região central —, atenderá à sociedade artística local e transformará em realidade um sonho que se manteve vivo ao longo dos anos. O espaço oferecerá praticidade, eficiência e conforto, além de fomentar a produção cultural na cidade. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em até 18 meses.

Remodelado, o espaço também constituirá um novo ambiente de vivência e interatividade e proporcionará à população acesso à fruição artística, com apresentações, formação cultural e diversificadas manifestações de arte, como teatro, dança, exposições e estudos, por exemplo.  Além do teatro com 400 lugares, o local terá galeria de arte, anfiteatro, café e instalações destinadas a reuniões e ensaios.

História

A construção do Teatro Paschoal Carlos Magno começou em 26 de fevereiro de 1981. A proposta de conceber um teatro municipal surgiu durante uma apresentação teatral, que contava com a presença, na plateia, do autor, diretor e produtor Paschoal Carlos Magno.

Diante do público, Paschoal fez um apelo ao prefeito da época, que presenteasse a cidade com mais um espaço apropriado para manifestações artísticas. No início da década de 1980, a Prefeitura de Juiz de Fora iniciou a construção do teatro. Contudo, problemas estruturais levaram a 30 anos de interrupção da obra, agora retomada com o apoio da Codemig e do Governo do Estado de Minas Gerais.