15h01min - 18 de Setembro de 2008 Atualizado em 13h57min - 01 de Julho de 2013

Cohab-MG mostra projeto de casa popular no Minascon 2008

BELO HORIZONTE (18/09/08) - Maquete mostrando, em escala, uma casa-padrão dos conjuntos habitacionais da Cohab-MG é uma das atrações do estande do Governo de Minas na 8ª edição do Minascon, encontro da cadeia produtiva da indústria da construção de Minas Gerais, que está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte, de 16 a 20 de setembro, paralelamente à 1ª Feira de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos da Indústria da Construção de MG.

Construída em material transparente no lugar do telhado, a maquete permite que os visitantes visualizem as características do modelo de residências construídas no âmbito do Programa Lares Habitação Popular (PLHP), presente em 208 municípios mineiros, com 14.134 unidades já entregues e outras 7.075 em construção. O PLHP é um dos programas estruturadores do Plano Plurianual de Ação Governamental do Governo de Minas, que tem como meta a construção de 20 mil unidades residenciais de interesse social no quadriênio 2007/2010.

O estande onde está a maquete é também partilhado pelos outros órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), entre eles a Copasa e o Detel.

Palestra

Nesta sexta-feira (19), o presidente da Cohab-MG, Teodoro Alves Lamounier, é um dos conferencistas do 2º Fórum de Habitação de Interesse Social (HIS), que reunirá representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil na busca de soluções para moradia digna destinada à população de baixa renda. O evento acontece, a partir de 9h, no Expominas e faz parte da programação paralela do 8ª Minascon.

O presidente da Cohab-MG discorrerá sobre Habitação de Interesse Social com recursos públicos. Teodoro Lamounier fará um diagnóstico do déficit habitacional brasileiro, apontando suas causas e principais características, propondo para enfrentá-lo um modelo de atuação baseado no princípio do subsídio e da parceria entre União, Estado e Municípios, como é praticado pelo Governo de Minas.

“Tentaremos definir também o que é habitação de interesse social, pois se trata de um conceito ainda pouco preciso. Somente a partir de uma idéia clara a respeito poderemos nortear as ações no sentido de solucionar o déficit habitacional brasileiro”, disse Lamounier.

Casa-padrão

Os conjuntos habitacionais construídos pela Cohab-MG têm casas separadas, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço, área de 36,27 m2 e possibilidade de expansão horizontal. Seu projeto prevê laje pré-moldada sobre o banheiro e a área de circulação; telhado cerâmico com engradamento de madeira ou de aço resistente à corrosão atmosférica; piso cimentado natado na cozinha e no banheiro, que dispõe ainda de barra impermeável com tinta a óleo no banheiro, sobre o lavatório, sobre a pia de cozinha e sobre o tanque na área de serviço; pintura látex interna e externa; janelas basculantes e portas metálicas.

As casas são localizadas em terrenos com área preferencialmente de 200 m², com água, esgoto, energia, pavimentação e drenagem. Trata-se, portanto, de habitação digna e de qualidade. A partir deste ano, a Cohab-MG decidiu integrar a instalação de aquecimento solar aos projetos de construção dos conjuntos habitacionais do Programa Lares Habitação Popular. Para isso, o projeto estrutural das casas foi revisto, prevendo suporte próprio para receber o equipamento. Sua utilização se inscreve no programa Eficiência Energética e Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, da Associação Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Até o ano de 2007, por meio de convênio Cohab/Cemig/Aneel, já haviam sido instalados 2.199 aquecedores solares em casas construídas pela companhia. A tecnologia representa considerável economia no orçamento doméstico do mutuário e resulta no efetivo aumento de renda familiar, liberando excedente para gastos em outros itens do orçamento doméstico, como alimentação, educação e vestuário.

Outra inovação introduzida pela Cohab-MG no seu programa habitacional é a construção de casas para deficientes físicos. Essas casas apresentam vários diferenciais, a começar pela área, pois mede 51,45 m2 – cerca de 15 m2 maior do que o padrão habitacional adotado pela empresa. Além de outras características de acessibilidade, a construção tem o banheiro equipado com componentes apropriados ao portador de necessidades especiais.