Economia / Desenvolvimento

17h00min - 26 de Novembro de 2008 Atualizado em 22h10min - 23 de Junho de 2013

Coind viabiliza mais de R$ 1,7 bilhões em investimentos em 2008

Investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão foram viabilizados para diversas regiões mineiras ao longo de 2008, por meio de 28 projetos do BDMG no total de R$ 247,24 milhões. O Conselho Integrado de Desenvolvimento de Minas Gerais aprovou a liberação, que estão gerando mais de 10.600 empregos.

BELO HORIZONTE (26/11/08) - Investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão foram viabilizados para diversas regiões mineiras ao longo do ano de 2008, por meio de financiamentos concedidos a 28 projetos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) no total de R$ 247,24 milhões. A liberação dos recursos foi aprovada pelo Conselho Integrado de Desenvolvimento de Minas Gerais (Coind) e os projetos estão gerando mais de 10.600 empregos.

A informação foi dada nesta quarta-feira (26), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, na última reunião do Coind, realizada no BDMG. O secretário disse que todos devem se empenhar a continuar um trabalho “firme, especialmente num cenário macroeconômico desafiador como o atual”.

Com a participação dos conselheiros e de empresários, o Coind encerrou os trabalhos deste ano com a liberação de R$ 79,26 milhões em financiamentos para projetos de implantação e expansão de oito empresas no Estado. Os recursos serão disponibilizados por meio do Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes) e viabilizarão investimentos de R$ 229,37 milhões, que vão gerar cerca de 1.300 empregos diretos.

Durante a reunião, a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços da Sede, Marilena Chaves, apresentou o documento final sobre a “Política de Fortalecimento Competitivo da Estrutura Produtiva de Minas Gerais” para avaliação do Coind.O documento aprovado pelos conselheiros aponta as principais diretrizes para o desenvolvimento da atividade produtiva do Estado.

O secretário Raphael Guimarães Andrade afirmou que “a política de fortalecimento competitivo tem o desafio de determinar o melhor posicionamento estratégico para Minas Gerais, no cenário de competição crescente”.

Financiamentos

Entre os financiamentos aprovados, a Chocolates Kopenhagen Ltda receberá R$ 20 milhões para implantação de unidade industrial em Extrema, no Sul do Estado, e transferência de todos os equipamentos e linhas de produção instaladas em Barueri, São Paulo. O investimento será usado em estudos e projetos, obras civis e instalações, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais e importados, móveis e utensílios para produção de chocolate branco, caramelos, confeitos e pastilhas, chocolates e outras preparações alimentícias contendo cacau recheados e panetone.

Para a VRG Linhas Aéreas S.A., do Grupo Gol Transportes Aéreos S.A., serão repassados R$ 20 milhões que serão investidos no projeto de ampliação do Centro de Manutenção de Aeronave (CMA), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Inaugurado em setembro de 2006, o Centro, que realiza os serviços de manutenção pesada de aeronaves Boeing 737, passará de uma área construída de 17.226 m2 para 46.000m2. Serão construídos mais dois hangares, um almoxarifado, um depósito e uma nova oficina de restauração de poltronas, além de uma oficina de freios. Outros R$ 48,37 milhões, de recursos próprios, serão investidos pelo Grupo Gol, que vai gerar 300 empregos diretos e outros 200 indiretos.

Em Pouso Alegre, no Sul do Estado, a União Química Farmacêutica Nacional S.A usará R$ 12 milhões liberados pelo Fundo no projeto de implantação da linha de fabricação e embalagem de produtos hormonais, produzidos em parte hoje por terceiros. Com a nova configuração da linha, pretende-se incrementar a capacidade de produção de pós injetáveis liofilizados em mais de 1,8 milhão de frascos mensais, atingindo uma produção própria total de 2,6 milhões de unidades por mês. Ao todo, o investimento da empresa será de R$ 23,23 milhões e deve criar 55 novas vagas de trabalho.

A KM Indústria e Comércio de Papel Ltda, que será instalada em Volta Grande, na Zona da Mata, vai receber R$ 2 milhões. O objetivo de projeto é a readequação e modernização da fábrica de Volta Grande, a fim de que seja atingida a capacidade prevista quando da implantação do projeto, que é a produção mensal de 1.500 toneladas de papel adesivado e reciclado. O nível atual de produção é da ordem de 900 toneladas por mês. A empresa vai investir R$ 4,5 milhões.

Em Contagem (RMBH), a Megafort Distribuidora, Importação e Exportação Ltda. irá receber R$ 5 milhões do Findes para um investimento total de R$ 30 milhões para construção de novo galpão de 25 mil m2, visando a expansão da capacidade de armazenamento, notadamente, de produtos congelados e refrigerados, como carnes, queijos, iogurtes, pastas e outros. O investimento refere-se exclusivamente a estudos e projetos, obras civis, instalações, máquinas e equipamentos nacionais e outros fixos.

Além dessas empresas, os recursos do Findes serão liberados para três empresas do Grupo CTBC, com sede em Uberlândia, Triângulo Mineiro. A Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), CTBC Multimídia Data Net S.A e CTBC Celular S.A, todas da área de telecomunicações, irão receber R$ 20,26 milhões e gerar 320 empregos. Ao todo serão investidos R$ 48,83 milhões.