18h14min - 06 de Junho de 2014 Atualizado em 18h22min

Com investimentos de R$ 3 milhões, Estado inaugura obras de reforma em oito escolas mineiras

Além de oito unidades da rede estadual de ensino, Secretaria de Estado de Educação inaugurou obra em uma escola municipal de Jesuânia, no Sul de Minas

Com investimentos que somam mais de R$ 3 milhões, oito escolas estaduais de Minas tiveram obras de reforma, ampliação e construção de quadra inauguradas nesta sexta-feira (06/06). Unidades de ensino da região Central, do Sul de Minas, do Vale do Aço, do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro comemoram as mudanças e as novidades.

A Superintendência Regional de Ensino de Uberaba é que inaugura mais obras nesta sexta-feira. São quatro escolas, em quatro municípios diferentes. Entre elas está a Escola Estadual Dom Pedro II, em União de Minas. A unidade de ensino, que atende a cerca de 430 alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, é a única escola estadual no município.

A obra de R$ 782.167,65, além de ter contemplado piso, pintura, acessibilidade e as redes elétrica e hidráulica, consistiu também em uma nova cozinha e refeitório. “A cozinha tem uma nova despensa, é maior e bem mais organizada que a outra. O refeitório é um galpão grande e, além das mesas, tem um espaço onde podem ser feitas apresentações”, conta a diretora da escola, Leida Alves Pereira.

As outras três escolas de Uberaba que têm obras inauguradas hoje são: Escola Estadual Joaquim Tiago de Queiroz, de Iturama, com investimento de R$ 338.405,64; Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas, de Limeira do Oeste, com R$ 263.836,06; e Escola Estadual São Francisco de Sales, de São Francisco Sales, com R$ 571.728,8.

Uma escola de Presidente Olegário, no Alto Paranaíba, também tem uma obra de reforma sendo inaugurada. Na Escola Estadual Presidente Vargas, o investimento foi de R$ 312.560,09 e a obra incluiu troca do telhado, do piso, nova pintura e novo acabamento nos banheiros, além de reforma para acessibilidade.

A escola tem aproximadamente 90 alunos, que vêm principalmente da zona rural. Segundo a diretora, Wilde Cristina Galvão, a renovação do espaço fez muita diferença para os alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio e suas famílias. “A comunidade é pequena e muito envolvida com a escola. Estamos na zona rural e 90% dos alunos vêm de fazendas e usam o transporte. Para a comunidade essa reforma faz muita diferença”, destacou.

Já no Vale do Aço, é a Escola Estadual Haydeé Maria Imaculada Schittini, em Ipatinga, que inaugurou uma obra. Troca de janelas, do piso das salas de aula, reforma e ampliação do refeitório e a construção de um espaço destinado exclusivamente para a biblioteca fazem parte das intervenções realizadas na escola. “Tudo que foi feito trouxe mais benefícios para alunos e servidores. A biblioteca nova, por exemplo, tem mais espaço e, por isso, facilita a realização de projetos com os alunos”, conta a vice-diretora, Maria Campos Bastos.

Entre os projetos desenvolvidos pela escola na biblioteca está o ‘Sexta com Letras’, no qual os alunos são estimulados a ler diferentes livros e após a leitura fazer uma apresentação para com os colegas com o auxilio do professor. Foram investidos R$ 301.505,67 na obra da escola que atende a 730 alunos do ensino fundamental.

Quadra poliesportiva no Sul de Minas

Em Serrania, no Sul de Minas, a inauguração de hoje é de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Estadual Diretor Nélson Rodrigues. A obra é resultado de uma negociação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento na realização da obra foi de R$ 333.678,94.

Em 2013, a Secretaria garantiu, junto ao Governo Federal, a liberação de recursos para construção de 431 quagdras poliesportivas completas e a construção de coberturas de outras 205 quadras. No total, serão investidos R$206 milhões. Serão R$158 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e outros R$ 48 milhões em recursos estaduais. Em 2012, já haviam sido autorizadas as construções de 188 novas quadras e coberturas. O investimento foi de R$62,5 milhões do FNDE e R$9 milhões da SEE.

Parceria

Também foi inaugurada nesta sexta-feira (06/06) a obra de construção do prédio da Escola Municipal Monsenhor Fausto Vasconcellos Craveiro, do município de Jesuânia. O novo prédio, construído com recurso do Governo do Estado, conta com dez salas de aula, sala multimídia, biblioteca, refeitório, pátio, dependência administrativa, entre outros.

“Esse prédio escolar é resultado de uma grande parceria entre Estado e Município. Essa é a única escola municipal da cidade e antes coabitava com a única escola estadual do município. Durante a inauguração, o prefeito agradeceu várias vezes a sensibilidade do Governo de Minas que reconheceu a necessidade da comunidade. Hoje, o município inicia uma nova história”, ressaltou a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, Dalva Maria Guedes de Freitas Bolzoni.

Foram investidos R$ 900.493,92 na construção do prédio. A escola atende cerca de 400 alunos da educação infantil e do ensino fundamental.