Minas por Região
Educação

12h32min - 15 de Dezembro de 2011 Atualizado em 09h17min - 29 de Junho de 2013

Com pequenas ações estudantes contribuem para preservação do meio ambiente

VAZANTE (15/12/11) - Foi adotando pequenas ações que os alunos da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no município de Vazante, alcançaram um feito importantíssimo para o meio ambiente. Durante cerca de cinco anos, os estudantes se esforçam para recuperar uma das nascentes da cidade. “Começamos o projeto em 2006 e desde então já fizemos o cultivo de plantas nativas, isolamos a área e fazemos, uma vez por mês, a manutenção do local. Hoje a nascente que quase não tinha água já tem até peixe e a cada ano a vazão da água aumenta”, conta uma das idealizadoras do projeto ‘Plantando para o futuro: recuperando o meio ambiente’, a professora de Biologia, Marli Rodrigues da Fonseca.

A ideia surgiu do desejo do professor de Química, Ângelo Gomes de Melo, e da professora de Biologia, Marli Rodrigues da Fonseca, de realizar um projeto ambiental na região em que muitas nascentes estavam ‘morrendo’. O primeiro passo foi divulgar o projeto para os alunos, que rapidamente adotaram a iniciativa. Depois os estudantes participaram de palestras promovidas pela Polícia Florestal e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para orientar os alunos sobre como o trabalho em campo deve ser realizado. Os estudantes também fizeram pesquisas sobre a importância da água e fizeram um levantamento da plantação nativa da região.

A nascente escolhida fica a cerca de seis quilômetros da escola e por meio de uma parceria com uma empresa da cidade os estudantes ganham transporte até o local. “No início do projeto nós íamos de 15 em 15 dias à nascente. Hoje, os cerca de 60 estudantes do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas) vão ao local uma vez por mês para fazer a manutenção”, afirma Marli.

O local que antes estava abandonado conta hoje com árvores frutíferas, muitos pássaros, peixes, além de muitas árvores nativas. Os jovens já plantaram quase duas mil mudas de árvores no local. O estudante do 2º ano do ensino médio, Igor Diego Machado Ribeiro, é um dos responsáveis pela manutenção da nascente. Segundo ele, participar do projeto é uma grande satisfação. “Participo do projeto há dois anos e quando eu entrei a água já estava correndo. Quando eu vou lá vem àquela sensação de bem estar e de ter contribuído. Pra nós que vemos que está dando resultado é muito bom, ainda mais quando a professora conta que antes quase não corria água”.

Também foi construído um espaço para a realização de palestras. “A ideia é que aconteça um efeito multiplicador. Por isso, construímos um espaço para receber visitas. Escolas da cidade agendam visitas à nascente e os meus alunos falam sobre as ações realizadas no local, benefícios da água, entre outras coisas. Também distribuímos uma cartilha, que nós mesmos fizemos”, ressalta a professora de Biologia.

Marli conta ainda as expectativas para o próximo ano. “A nossa vontade é salvar mais nascentes. Para o próximo ano, pretendemos visitar os fazendeiros ribeirinhos e multiplicar a ação de orientação. Também pretendemos salvar mais uma nascente”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato