Copa do Mundo

18h48min - 26 de Junho de 2013 Atualizado em 11h52min - 30 de Junho de 2013

Com público recorde, Mineirão confirma fama “de pé quente” e Brasil vence o Uruguai

Seleção Brasileira vence Uruguai por 2 a 1 diante de mais de 57 mil pessoas, maior público desde a reinauguração do estádio

Em uma grande festa realizada dentro do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 2 a 1 e garantiu vaga para a grande final da Copa das Confederações nessa quarta-feira (26). Os gols da vitória brasileira foram marcados por Fred e Paulinho. Cavani descontou para a equipe uruguaia. O goleiro Júlio César ainda defendeu uma cobrança de pênalti do próprio Cavani, no primeiro tempo, quando o jogo estava empatado em zero a zero.

Diante de um público de 57.843 pessoas, segundo informações do site oficial da Fifa, o Mineirão confirmou a fama de “pé quente” para a Seleção Brasileira – que, agora, aguarda a partida entre Itália e Espanha para definição da final do torneio. Italianos e espanhóis se enfrentam nessa quinta-feira (27), em Fortaleza, no Ceará. O time do técnico Luiz Felipe Scolari fará a decisão da Copa das Confederações neste domingo (30), no Rio de Janeiro, às 19h.

Além disso, o estádio do Mineirão recebeu nesta quarta-feira seu maior público desde a reinauguração, no último mês de fevereiro. O amistoso entre Brasil e Chile, em maio, havia registrado o maior público até então, quando 53.331 torcedores compareceram ao estádio. A partida entre Japão e México, pela primeira fase da Copa das Confederações, havia recebido público de 52.690 pessoas.

Uma festa para todos

Mineirão se coloriu de verde e amarelo para receber o jogo entre as seleções do Brasil e do Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações. Na chegada ao estádio, a animação da torcida era grande e o público recebido com um "sejam bem vindos ao Mineirão para a Copa das Confederações. Juntos num só ritmo".

O governador Antonio Anastasia acompanhou toda a movimentação dentro e fora do Mineirão. “É muito bonito ver a festa da torcida. A alegria da gente mineira é contagiante e vai empolgar a Seleção Brasileira. O Estado fez todo o esforço para garantir um evento com paz, com serenidade e segurança para que pessoas torcerem com alegria", afirmou ao chegar ao estádio.

No Mineirão, diferentes gerações se uniram em uma só torcida. Marcela Borges, 30, veio com a mãe dona Solange Borges, de 58 anos, e aprovaram a chegada ao estádio. "A nossa expectativa é mesmo por essa festa bonita, de muita alegria. Senti segurança em vir e está valendo a pena. É tudo muito bonito. A recepção foi boa, o pessoal nos atendeu muito bem", afirma Marcela.

O jogo oficial da seleção também foi uma oportunidade para quem ainda não conhecia o novo estádio. O Mineirão foi modernizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), sendo cumpridos todos os prazos previstos no planejamento de obras. A modernização agradou antigos frequentadores como dona Solange. "Eu já tinha vindo ao antigo estádio. Agora, vendo o novo Mineirão, fiquei satisfeita com a transformação. Vamos torcer agora também para um bonito jogo. Estou muito animada", afirmou.

Aprovado

A partida não atraiu somente belorizontinos ou mineiros. Quem acompanha a Seleção Brasileira há algum tempo também aprovou a recepção mineira. Wallace Leite, de 54 anos, é de Goiânia (GO), mas mora há vários anos na Califórnia, nos Estados Unidos.

"Acompanho sempre a seleção, já são sete Copas. E para um evento pré-copa, Belo Horizonte está muito bom. O acesso aqui foi melhor do que em Fortaleza, igual ao de Salvador e muito melhor do que em Brasília", afirmou, comparando as demais sedes pela qual a Seleção Brasileira já passou nesta Copa das Confederações.

Mas não é só o estádio que encantou quem vem de fora. O jeito do povo mineiro também é destaque entre os turistas. "Todo mundo fala. Chegamos ontem e já fomos para um barzinho. Fizemos um samba, o pessoal sentou com a gente. É muito legal. Só alegria", disse Wallace, ao lado de amigos americanos e brasileiros.