Segurança / Defesa Social

17h49min - 07 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 02h17min - 01 de Julho de 2013

Combinação álcool e volante vai ser alvo de ação no Carnaval

Blitz integrada na BR-356 vai alertar os motoristas sobre os riscos de pegar a estrada após consumirem bebidas alcóolicas

O trabalho de prevenção e de repressão aos motoristas que pretendem beber e dirigir neste Carnaval começa nesta sexta-feira (08), com uma ação educativa da campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida.

Uma blitz integrada, no quilômetro 5 da BR-356, vai alertar os motoristas que pretendem pegar a estrada sobre os riscos da mistura perigosa álcool e volante. Das 9h às 11h30, policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais, BHTRANS, Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), distribuirão folhetos e adesivos e conversarão com os motoristas.

Já as blitze da campanha Sou pela Vida, que são diárias na capital, terão o efetivo de agentes reforçado, para intensificar o total de abordagens nas ruas da cidade, também a partir da noite de sexta-feira.

Haverá o reforço de 34 policiais militares nas abordagens previstas para locais de grande concentração de bares e eventos e também onde, estatisticamente, acontecem mais acidentes com pessoas alcoolizadas ao volante.

Prevenção é o foco da campanha

O principal objetivo desta ação educativa é conscientizar os condutores sobre a importância de fazer uma viagem segura, visando à preservação de suas vidas. Para o subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, a presença e reforço no efetivo na campanha durante todo o Carnaval potencializam os efeitos da fiscalização. “Neste período, o número de ocorrências tende a ser maior devido ao fluxo de veículos nas rodovias,” disse.

Na sexta-feira (08) e sábado (09) a Polícia Rodoviária Federal também fará intervenções educativas em Sabará e Betim, respectivamente. As orientações serão sobre os seguintes temas: bebida e direção, velocidade, cinto de segurança, transporte de criança, respeito às leis de trânsito.

Sou pela Vida

Desde o lançamento da campanha, em julho de 2011, 43.840 veículos foram abordados em Belo Horizonte. Mais de 2,5 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, sendo 691 por crime de trânsito (por dirigirem com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e outros 1.931 por infração de trânsito (por dirigirem com índice de álcool no sangue entre 0,05 e 0,33 mg/l).

Serviço: Blitz Educativa “Sou Pela Vida. Dirijo sem Bebida”

Data: 08/02 (sexta-feira)

Horário: 9h às 11hs