Social | Trabalho / Social

16h29min - 28 de Maio de 2012 Atualizado em 00h51min - 01 de Julho de 2013

Começa entrega de recursos financeiros do Minas Solidária para famílias atingidas pelas chuvas

Foram arrecadados R$ 772.586,04. A entrega dos cheques começa, nesta terça-feira (29), em Além Paraíba

No início de 2012, fortes chuvas atingiram o Estado e milhares de pessoas se mobilizaram em apoio aos desabrigados, por meio de doações financeiras e de itens para atendimento emergencial às famílias. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (28), o conselho gestor dos recursos, formado pelo Ministério Público Estadual (MPE), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), anunciou os critérios da distribuição.

Os recursos financeiros arrecadados pelo Movimento Minas Solidária – que reúne o Servas e a Cedec/MG –, doados por cidadãos e empresas em duas contas bancárias, começam a ser entregues, nesta terça-feira (29), em Além Paraíba, na Zona da Mata.

Por definição do conselho gestor dos recursos, receberão o valor referente a um salário mínimo famílias atingidas pelas chuvas que estão registradas no Cadastro Único e tenham o Número de Inscrição Social (NIS).

“Esses recursos são resultado do esforço de muita gente, cidadãos, empresas e serão distribuídos para que cada família utilize o recurso financeiro de forma a atender às suas necessidades mais urgentes”, ressaltou a presidente do Servas, Andrea Neves. “Agradecemos a todos que se solidarizaram com essas famílias e acreditamos que conseguimos estabelecer critérios justos e transparência na sua distribuição”, afirmou Andrea.

O secretário executivo da Cedec, tenente-coronel Fabiano Villas Boas, explicou que a Defesa Civil estabeleceu uma ordem de prioridades para os municípios mais atingidos pelas chuvas. “Foram levados em consideração critérios técnicos, como número de casas populares atingidas, número total de casas, população total e população atingida”, explicou Villas Boas.

“O Ministério Público participa do Movimento Minas Solidária desde janeiro deste ano, junto ao Servas e à Defesa Civil. Nossa contribuição é trabalhar para que haja total transparência na distribuição e utilização dos recursos arrecadados”, explicou o promotor responsável pela coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do MP, Paulo César Vicente de Lima.

Foram arrecadados R$ 772.586,04, depositados em contas no Bradesco e Banco do Brasil. A entrega dos cheques começa nesta terça-feira (29), em Além Paraíba. Cada família das 137 famílias beneficiadas receberá o valor referente a um salário mínimo.

Municípios beneficiados na primeira etapa

Após a entrega em Além Paraíba, serão entregues os recursos para famílias dos municípios de Brumadinho, com 34 famílias beneficiadas; Dona Euzébia, 29 famílias; Guaraciaba, 124; Guidoval, 91; Matipó 14; Paulistas, 29; Presidente Bernardes, 64; Santo Hipólito, 22; Senador Firmino, 32.

Serão destinados R$ 358.272,05 para esta primeira entrega de cheques às 576 famílias dos dez municípios.

Evento: Entrega de recursos em Além Paraíba

Data: 29 de maio de 2012