17h58min - 11 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 09h06min - 29 de Junho de 2013

Começa o treinamento de brigadistas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

BELO HORIZONTE (11/02/11) - Servidores das Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) integraram, esta semana, a primeira equipe de treinamento para formação da Brigada de Incêndio da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. As três Secretarias ocupam os primeiros andares dos prédios Minas e Gerais.

Os servidores foram capacitados a prestarem os primeiros socorros e a combaterem princípios de incêndios. O curso teve aulas teóricas, ministradas na Cidade Administrativa, e aula prática, desenvolvida em um campo de treinamento em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Ao todo, deverão ser formados 1.600 brigadistas até o final do primeiro semestre de 2011. A entrega dos certificados será feita mensalmente para um grupo de 320 pessoas. O treinamento está sendo dado por instrutores do primeiro, segundo e terceiro batalhões do Corpo de Bombeiros.

Os brigadistas serão identificados por um colete vermelho e serão os responsáveis pela preservação da vida e do patrimônio até a chegada dos bombeiros e da equipe médica, em caso de acidentes.

O coordenador do treinamento e da futura Brigada da Cidade Administrativa, 1º tenente Fellipe Augusto Maciel, explica que o curso é uma exigência legal, contida na NBR - 14276 (Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT) e na Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros nº 12, que prevê que para edificações como as da Cidade Administrativa é necessário que 10% da população tenha formação de brigadista.

“O pessoal está motivado, e se dedicou. É uma experiência que a pessoa pode levar para sua vida pessoal também, pois aprenderam a superar limites. Saíram daqui mais otimistas e vitoriosos”, avalia o tenente.