Copa do Mundo

16h44min - 30 de Janeiro de 2013 Atualizado em 10h06min - 01 de Julho de 2013

Começam amanhã as vendas de ingressos para o jogo inaugural do Mineirão

Em coletiva, secretário Tiago Lacerda afirma que partida entre Atlético e Cruzeiro vai marcar nova fase do estádio

Os ingressos para o jogo inaugural do Mineirão entre Cruzeiro e Atlético começam a ser vendidos nesta quinta-feira (31). O torcedor terá um mapa dos setores do estádio no momento da compra dos ingressos. O material vai orientar o torcedor a escolher seu assento. Para concluir a compra, o torcedor terá que informar o portão, bloco, fila e assento escolhido, informou nesta quarta-feira (30), em entrevista coletiva, o secretário de Estado extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda.

Com relação ao acesso das torcidas, a tradição será mantida: os cruzeirenses, que chegarão pela avenida Carlos Luz, entrarão pela Esplanada Sul, através dos portões B, C e D, e os atleticanos, que chegarão pela avenida Antônio Carlos, pela Esplanada Norte, usando os portões A, E e F.

Quem comprar ingressos para os setores VIP e VIP superior entrará pelo hall principal. É necessário guardar o canhoto do ingresso durante toda a permanência no estádio, porque ele garante o assento no local escolhido e vale como seguro pessoal.

No domingo, não haverá venda de ingressos no Mineirão. Porém, as entradas poderão ser compradas na sede campestre e ginásio do Cruzeiro, e, para os atleticanos, no Minas Tênis I, em Lourdes, no dia do jogo.

“É muito importante que essa histórica reabertura seja vivenciada em clima de paz entre os torcedores. Um dos atos simbólicos será a entrada dos jogadores pelo mesmo túnel de acesso ao gramado, lado a lado, para dar início a essa nova fase. Reforçamos a importância de se chegar cedo do Mineirão no dia do clássico”, afirmou Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa.

A segurança do entorno do novo estádio será reforçada para evitar conflitos entre as duas torcidas. “Vamos trabalhar para que o torcedor acesse com tranquilidade a casa do futebol mineiro. Estamos preparados para que não ocorram desentendimentos, visando à segurança do visitante em todos os momentos, como o momento de estacionar seu carro ou de desembarcar dos ônibus coletivos”, diz o tenente coronel Alberto da Polícia Militar de Minas Gerais.

Nova fase na investigação de ocorrências

A reinauguração do Mineirão vai marcar também uma nova fase de atuação da Polícia Civil na investigação de ocorrências dentro do estádio. A partir de agora, médicos legistas e peritos criminais estarão na equipe de 43 policiais, integrada ainda por escrivães e investigadores, além do delegado.

"Com esses profissionais, teremos condições de dar uma resposta imediata aos eventuais crimes e desvios cometidos dentro do estádio. Poderemos fazer ali mesmo exame de corpo de delito e as perícias necessárias para o trabalho de Polícia Judiciária", explica o delegado Felipe Falles, responsável pela delegacia do Mineirão.

Além da mudança de hábito com a introdução das cadeiras numeradas, o trânsito também será alterado e passará a ser feito no sentido antihorário ao redor do estádio.

“Uma das orientações básicas é a utilização do transporte coletivo neste domingo. Além disso, esperamos que o torcedor utilize o transporte solidário, evitando deslocamentos com uma pessoa apenas dentro do carro”, recomenda Edson Amorim, diretor de operações da BHTrans.

Uma das novidades do Mineirão são os assentos numerados. “Toda a equipe da Minas Arena está empenhada em implementar esse novo comportamento com segurança e conforto ao torcedor. É importante que o torcedor planeje sua compra”, aconselha Ricardo Barra, diretor presidente da Minas Arena, operadora do estádio.

Vagas divididas

As vagas de estacionamento serão divididas entre torcedores do Cruzeiro e Atlético ao preço de R$ 30. Será permitido o uso de bandeiras, de camisas de outros times de futebol, mas serão proibidas as faixas.

Seguem abaixo algumas características de cada setor para orientação dos torcedores:

- O setor laranja fica ao norte. Nele ficam os blocos 335 a 344. É onde normalmente ficava a torcida do Atlético (antigos portões 9 e 12, atrás do gol da Lagoa).

- O setor vermelho fica a leste. Nele ficam os blocos 323 a 334, onde ficava o antigo portão 7. No clássico, os blocos 323 a 328 serão ocupados pelos cruzeirenses. O bloco 329 ficará vazio, para fazer a divisão das torcidas, e os atleticanos vão ficar entre os blocos 330 e 334.

- O setor amarelo fica ao sul. Nele ficam os blocos 313 a 322. É onde normalmente ficava a torcida do Cruzeiro (antigos portões 3 e 6, atrás do gol da Cidade).

- O setor roxo fica a oeste. Nele ficam os blocos 301 a 312. É onde havia a tribuna de honra e as cabines de rádio no antigo estádio. Nele estão os blocos 301 a 306, que serão ocupados pelos atleticanos e os blocos 308 a 312, onde vão ficar os cruzeirenses.

- O bloco 307 ficará vazio, por causa da divisão de torcidas e o bloco 304 será ocupado pela mídia.

Locais de venda de ingresso:

Pela internet para as duas torcidas: através do www.futebolcard.com, a partir das 13h, do dia 31/01

Para cruzeirenses: Ginásio do Cruzeiro, no Barro Preto, e sede campestre do clube, de 9h às 19h (quinta a sábado) e de 9h às 12h (domingo).

Para atleticanos: Mineirão, bilheterias Norte, avenida Abraão Caram, de 9h às 19h (quinta a sábado), e Sul, avenida Oscar Pascoal, de 9h às 19h (quinta a sábado); Minas Tênis Clube I, rua da Bahia, 2.244, de 9h às 19h (quinta a sábado), e de 9h às 12h (domingo).

Minas Arena: Setor azul das cadeiras especiais, VIP e VIP superior, pelo site www.mineiraopremium.com.br