Governador

19h35min - 22 de Março de 2013 Atualizado em 00h13min - 01 de Julho de 2013

Começam as obras de pavimentação da estrada entre Nova Resende e Bom Jesus da Penha

Trecho no Sul do Estado faz parte do programa Caminhos de Minas e receberá investimento de R$ 34,4 milhões do Governo do Estado

Com o objetivo de melhorar ainda mais a infraestrutura viária do Estado, o governador Antonio Anastasia assinou nesta sexta-feira (22), em Nova Resende, no Sul de Minas, ordem de início das obras de pavimentação da rodovia que liga a cidade a Bom Jesus da Penha. O Governo do Estado irá investir R$ 34,4 milhões no asfaltamento do trecho de 18,9 quilômetros, que faz parte do programa Caminhos de Minas. O prazo previsto para conclusão das obras é de um ano e meio.

Anastasia lembrou que o trecho está entre os primeiros do programa a serem iniciados, o que demonstra a atenção do Governo de Minas com a região. O governador também anunciou que a região será beneficiada com o asfaltamento da estrada entre os municípios de Nova Resende e Conceição da Aparecida, trecho que também faz parte do Caminhos de Minas.

“Estamos autorizando o projeto executivo, com recursos para as obras garantidos para fazer a estrada entre Nova Resende e Conceição da Aparecida. O Caminhos de Minas é um projeto que está por toda Minas Gerais e, certamente, será muito exitoso, dando continuidade ao ProAcesso, criado para ligar com asfalto as cidades do Estado”, afirmou o governador.

Qualidade de vida

O prefeito de Nova Resende, Celson José de Oliveira, afirmou que o asfaltamento da estrada facilitará o deslocamento das pessoas, além de contribuir para o crescimento socioeconômico da região.

“Governador, hoje o senhor está aqui realizando um grande sonho da nossa população e da população de Bom Jesus da Penha. A maior parte dos pacientes da região passa pela estrada que liga Nova Resende a Bom Jesus da Penha para ir até Passos, onde recebem tratamento de saúde. Com essa obra, nossos pacientes serão tratados com mais dignidade. Essa obra vai favorecer o desenvolvimento de nossa indústria e o escoamento de nossa produção”, disse o prefeito.

O Sul do Estado será contemplado com 42 obras do Caminhos de Minas, totalizando 950,8 quilômetros de novas rodovias. Criado pelo Governo de Minas, o programa tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 236 trechos, beneficiando diretamente 304 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

O Caminhos de Minas vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O programa também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Segundo o governador, o Caminhos de Minas é uma evolução do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), criado em 2004. “No ProAcesso, ligamos os municípios que não tinham acesso asfáltico. Agora, estamos ligando municípios entre si, como é o caso aqui dessa estrada tão reivindicada”, ressaltou Antonio Anastasia.

Mais investimentos

O governador Anastasia anunciou ainda, que em abril próximo, será concluída a construção da subestação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Nova Resende, beneficiando diversos municípios. O investimento para a implantação da subestação foi de R$ 30 milhões. A ampliação da oferta de energia proporcionará um maior suporte à produção de café na região, que é uma das maiores produtoras do Estado.

“Essa subestação de energia da Cemig será fundamental para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos não só em Nova Resende, mas em toda a região”, destacou o governador.

Também participaram da solenidade em Nova Resende os secretários de Estado Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social); o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Monteze; o prefeito de Bom Jesus da Penha, Adenio Siqueira Danziger; além de deputados, prefeitos e vereadores da região.

Clique aqui para ver os trechos beneficiados.