12h29min - 05 de Novembro de 2014 Atualizado em 12h34min

Comemorações do Ano do Barroco e Bicentenário de Morte de Aleijadinho se intensificam em novembro

Ações desenvolvidas pelo Governo de Minas e Assembleia homenageiam o artista. A programação deste mês inclui lançamento de publicações e materiais educativos

Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prepararam, para o mês de novembro, programação especial para homenagear o Bicentenário de Morte de Aleijadinho e o Barroco Mineiro.

Esta programação foi pensada, desde o início do ano, por uma Comissão Curadora, composta por pesquisadores, gestores e pessoas de notório saber na área. É uma programação que, além de ações desenvolvidas pelo próprio Governo do Estado e Assembleia, possuem ações parceiras de prefeituras, arquidioceses e instituições do interior do estado.

Nesta programação, pode se destacar o Dia do Barroco, lançamento de publicações e materiais educativos, concertos didáticos, dentre outras atividades.

No dia 18, data escolhida como o Dia do Barroco e quando se comemora o bicentenário de morte do artista, será lançada, pela Casa da Moeda do Brasil, em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Medalha Comemorativa Bicentenário de Morte de Aleijadinho. Neste ano, uma das faces da medalha será cunhada com a obra Retrato de Aleijadinho, de Euclásio Penna Ventura. Para estampar a outra face, foi escolhido, em votação popular, em maio deste ano, o profeta Daniel, escultura que adorna o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas, região Central de Minas.

Serão lançadas algumas publicações, que se tornam marcos no registro e reflexão da obra do Aleijadinho e do Barroco. O livro Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, de autoria de Cristina Ávila e Marcio Carvalho e parceria da ALMG, é constituído por capítulos com fotografias artísticas e textos abordando, detalhadamente, conjuntos de obras do artista. A Secretaria de Estado de Cultura publica fac-símile de edição Especial do Suplemento Literário, de 1967, organizada pelo poeta e ensaísta Affonso Ávila, profícuo pesquisador do período do Barroco Mineiro. Esta edição especial é fartamente ilustrada por artistas e fotos de obras do Barroco Mineiro, textos de intelectuais como Antonio Candido, Sílvio de Vasconcelos, Mário de Andrade, entre outros.

Cumprindo um importante papel de difusão do conhecimento e formação de público, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e o Museu Mineiro publicam material educativo. A cartilha do Iepha apresenta conceitos sobre o Barroco Mineiro, bem como informações da vida e obra de Aleijadinho, de maneira didática, a ser distribuído e trabalhado junto aos alunos de 5ª a 8ª séries das escolas do estado. Já o folder do Museu Mineiro relaciona o seu acervo exposto ao estilo Barroco e às referências de Aleijadinho e será distribuído às escolas que visitam o museu.

Como ações de instituições parceiras, temos a 37ª Semana de Aleijadinho, que nesta edição alcança seis cidades mineiras. O Encontro sobre Patrimônio Sacro, que acontece em na cidade de Campanha, no Sul de Minas, e uma ação conjunta de todas as arquidioceses da região metropolitana de Belo Horizonte, que possuem obras de Aleijadinho – ao meio dia do dia 18, todas as igrejas irão tocar os sinos, de maneira sincronizada.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a relevância dos temas. “Trata-se de um conjunto de ações articuladas e pensadas, cuidadosamente, para prestar justas homenagens tanto ao Mestre Aleijadinho, quanto ao Barroco Mineiro, por meio das mais diversas formas de manifestações culturais. Dessa maneira, procuramos garantir maior abrangência e acessibilidade a esse rico calendário, pois, o Governo de Minas entende que a temática não só é importante marca da identidade cultural mineira, como também constitui verdadeiro legado deixado ao patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais”, enfatiza a secretária.

Dia do Barroco

O Dia do Barroco Mineiro e o ano do Bicentenário de Aleijadinho foram criados pela Lei 20.470/2012, originária do Projeto de Lei 3.396/12, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro. A legislação prevê que, anualmente, em 18 de novembro, sejam realizadas no estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao Barroco Mineiro, à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos demais expoentes desse estilo. A lei também estabelece que 2014 é o Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho.

Ao longo dos meses, já foram realizadas ações como o lançamento da publicação Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro (PAMM); a exposição Presença de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; a mostra Patrimônio Recuperado, no Museu Mineiro; o 1º Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural, na Praça da Liberdade; a exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro, na Casa Fiat de Cultura; o lançamento do livro O Aleijadinho Revelado, de Marcos Paulo de Souza Miranda.

Paralelamente a esses eventos, foi realizado um trabalho de articulação junto a instituições, municípios e arquidioceses, no intuito de tornar esta programação cada vez mais rica e representativa.

Clique aqui para conferir a programação completa das comemorações do Ano do Barroco e do Bicentenário de Morte de Aleijadinho.