Ciência e Tecnologia

18h45min - 13 de Janeiro de 2009 Atualizado em 10h55min - 01 de Julho de 2013

Comitiva alemã visita Minas e promete ampliar cooperação

BELO HORIZONTE (13/01/09) - Com foco no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, o Governo do Estado recebeu, nessa segunda-feira (12), comitiva do estado alemão de Saarland, que no ano passado, assinou Acordo de Cooperação com Minas Gerais em diversas áreas, entre elas nanotecnologia, mineração e metalurgia.

Os alemães, liderados pelo chefe do departamento de Relações Internacionais de Saarland, Joachim Kiefaber, foram recebidos pelos secretários Alberto Portugal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Raphael Andrade, do Desenvolvimento Econômico. A visita estava prevista no documento que estabelece a relação entre os dois estados.

Kiefaber disse da disposição em ampliar os acordos assinados e citou um novo programa do governo federal alemão que abre espaço para receber mineiros da área de gestão, que poderão permanecer três meses na Alemanha com aulas teóricas e experiência nas empresas de mineração de Saarland. A hospedagem dos selecionados será custeada pelo governo alemão.

Alberto Portugal ressaltou a parceria das duas secretarias mineiras em vários projetos em andamento, entre eles o projeto Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, que desde o ano passado leva universitários do curso de Design para Piemonte, onde participam de aulas no Politécnico de Turim e no Centro de Pesquisas da Fiat, conforme explicou o subsecretário de Assuntos Internacionais da Sede, Luiz Antonio Athayde. Ele lembrou que o programa vai levar jovens das áreas de tecnologia a Cingapura, ainda em 2009.

Portugal disse aos alemães que o Estado está trabalhando também na atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas que atuam em Minas Gerais, como ficou acertado com a Fiat. “Temos uma política estruturada nesse sentido. Temos os pólos de excelência para criar ambiente favorável e agregar valor aos nossos produtos”, explicou o secretário.

Joachim Kiefaber ratificou com os secretários Alberto Portugal e Raphael Andrade que o estado de Saarland tem interesse efetivo de intensificar o trabalho com Minas Gerais nas áreas de ciência e economia.

Também compareceram à reunião: o diretor da Toscana Consultoria, Hans Kampik; o consultor do estado de Saarland para mineração, Friedrich Wagner; o tradutor Francisco Schimidt; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Ronaldo Nascimento; a assessora de Captação de Recursos e Parcerias Internacionais da Sectes, Mariana Yazbek e o gerente da Câmara de Comércio Brasil – Alemanha, Robson Luiz.