Agricultura

11h38min - 13 de Maio de 2009 Atualizado em 15h20min - 27 de Junho de 2013

Comunidade rural de Muzambinho inaugura agroindústria

O município de Muzambinho, no Sul de Minas, vai ganhar uma fábrica de polvilho adquirida com recursos do programa estruturador Minas Sem Fome, gerenciado pela Emater-MG. O projeto, que conta com a participação direta de mais de 20 famílias, deverá beneficiar inicialmente 86 pessoas.

MUZAMBINHO (13/05/09) - Mais uma agroindústria da agricultura familiar será inaugurada, nesta sexta-feira (15), às 15h, em Muzambinho, Sul do Estado. A comunidade rural do bairro Macaúbas vai ganhar uma fábrica de polvilho adquirida com recursos do programa estruturador Minas Sem Fome , gerenciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A iniciativa tem parceria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Fundação Banco do Brasil, prefeitura de Muzambinho e Associação Comunitária do Bairro Macaúbas.

O projeto, que conta com a participação direta de mais de 20 famílias, deverá beneficiar inicialmente 86 pessoas, mas a Emater-MG atua na perspectiva de estender o número de beneficiários. Segundo o extensionista Marco Antônio Ferreira, no início do projeto, em 2005, a maioria era cética, quanto à possibilidade de a fábrica sair do papel. “Agora que se tornou realidade, mais famílias estão confiando e com vontade de participar”, afirma. A comunidade rural de Macaúbas tem cerca de 56 famílias, de acordo com o técnico.

A capacidade de produção da nova agroindústria é estimada em mil quilos de polvilho por hora. Vinte hectares de plantação de mandioca vão garantir o abastecimento inicial da unidade. Outros 25 alqueires de terras já estão sendo arrendados para a implantação de mais lavouras da planta, segundo o extensionista local.

O presidente da Emater-MG José Silva participa da cerimônia de entrega da unidade de processamento de alimentos, ao lado de autoridades, lideranças comunitárias e moradores da região.

Balanço do Minas Sem Fome

O Minas Sem Fome é o maior programa estadual de apoio à agricultura familiar no Brasil. Executado pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa foi criado pelo Governo de Minas para garantir a segurança alimentar e nutricional de pessoas das áreas rurais e urbanas, em situação de vulnerabilidade social. As ações reduzem a pobreza das comunidades, resgatam a cidadania dos beneficiados ao criar oportunidades para a produção do próprio alimento, além de gerar ocupação e renda.

São quatro principais eixos de ação: projetos de implantação e manutenção de lavouras, hortas, pomares e criação de pequenos animais (aves e abelhas), com disponibilização de sementes, mudas de frutíferas, matrizes e insumos; realização de capacitações para os beneficiados; implantação de agroindústrias para processamento e beneficiamento de alimentos; além de implementação de sistemas de abastecimento de água no semiárido mineiro.

Balanço de parte das ações do programa aponta que 22 unidades de processamento de alimentos ou agroindústrias familiares foram concluídas no período 2008/2009. Oito delas este ano, segundo a coordenadora-técnica estadual, responsável pelos projetos de unidades de processamento de alimento do Minas Sem Fome, Mariza Flores.

Já os projetos de avicultura do mesmo programa atenderam, no período 2008/2009, pequenos produtores de 79 municípios, com a distribuição de pintainhas e ração para organizações representativas do setor. A meta do projeto de Avicultura, segundo o coordenador-técnico estadual da área, Dirceu Alves Ferreira, é atender 188 municípios, beneficiando 35 mil famílias rurais assistidas pela Emater-MG, por meio de projetos coletivos.

Outro eixo de ação do Minas Sem Fome prevê, para até o final de 2009, a compra e entrega de 60 tanques de granelização e resfriamento de leite, para organizações de famílias rurais. Parte dos beneficiários do programa passam por processo de capacitação para aprenderem a lidar com os insumos e equipamentos garantidos pelo Minas Sem Fome, segundo a coordenadora-técnica estadual de Capacitação, Maria José Nunes. Só no período de março a abril deste ano, a empresa ministrou 84 cursos, nas áreas de processamento de alimento, apicultura e qualidade de leite para 1.140 pequenos produtores rurais.