17h10min - 07 de Março de 2013 Atualizado em 02h17min - 01 de Julho de 2013

Comunidades mineiras comemoram o funcionamento de novas escolas estaduais

Treze escolas da rede estadual começaram funcionar em 2013; juntas, devem atender a 3,5 mil estudantes nos ensinos médio e fundamental

Para o estudante Lucas Alves Soares, de 11 anos, o primeiro mês de aula foi marcado por novidades que vão além dos novos professores e disciplinas. Ele e outras 450 crianças e adolescentes do município de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, assistem suas aulas em uma escola nova. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Bairro Itamarati é uma das 13 escolas estaduais que começam a funcionar este ano. Juntas, essas novas instituições de ensino devem atender a, aproximadamente, 3,5 mil estudantes nos ensinos fundamental e médio.

“A escola é muito boa e bonita. Ela tem bons professores e funcionários, além de ser mais perto da minha casa do que a outra escola onde eu estudava”, comentou Lucas Alves que, atualmente, cursa o 6º ano do ensino fundamental.

A proximidade da residência foi um fator que pesou para que Lucas e sua família decidissem mudá-lo de escola. De acordo com a mãe do estudante, Helenice Neuva Soares Alves, antes, ele tinha que passar por uma avenida com grande fluxo de veículos, o que a deixava preocupada. “Moramos no bairro há seis anos e agora sei que posso ir para o meu trabalho despreocupada. Para que meu filho chegue à escola ele precisa apenas descer a rua de casa e vir. Sem contar o fato dos vizinhos serem nossos conhecidos”, explicou.

A criação da escola se deve ao atendimento de uma demanda apontada pelo Cadastro Escolar de 2011. Em seu primeiro ano, a escola inicia o atendimento com cerca de 450 matrículas para ensinos fundamental e médio. O prédio conta com espaços como laboratórios de Ciências, Informática, biblioteca e quadra poliesportiva coberta. O valor investido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) na obra foi de R$ 3,2 milhões.

“Nossa escola está localizada em uma região nova da cidade e que apresentava uma demanda muito grande por uma escola. Agora, nós conseguimos desafogar a demanda que existia pelas escolas estaduais Abner Afonso e Abílio Caixeta”, explicou a diretora Leontina Alves de Carvalho Teles.

Na região Central do Estado, outra escola também iniciou suas atividades no mês de fevereiro. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Bairro Jardim Primavera, em Sete Lagoas, está de portas abertas para 580 alunos. “Vivemos um grande começo, pois aqui na escola tudo é novo. As pessoas do quadro de servidores ainda não se conheciam e muitos dos alunos também não, mas vejo que a comunidade está abraçando muito a nossa escola. Na última semana, tivemos uma assembleia para instituir a Caixa Escolar e contamos com a participação de muitos pais”, comentou a diretora Ana Carla Drummond.

A escola, que começa a construir a sua história este ano, já elegeu os membros do colegiado. O órgão representativo da escola é composto por segmentos de pais, alunos e profissionais em exercício na escola. Entre os integrantes está o aluno Felipe José Gonçalves de Assis, de 15 anos. “Houve uma votação na qual fui eleito. Sei da responsabilidade de representar os alunos, porque essa escola nova é boa para todo mundo e espero ajudar com tudo o que for possível”, deseja o estudante.

Nos próximos dias, os estudantes vão realizar uma votação para a escolha do nome da escola. A partir da indicação dos estudantes, o nome será enviado á SEE, será avaliado e passará por uma aprovação. Os estudantes também vão definir o símbolo que fará parte do uniforme da escola.

Para a construção da escola, a secretaria destinou R$ 2,5 milhões, que foram empregados em ambientes como laboratórios de informática e língua, e quadra poliesportiva coberta. Toda a construção foi pensada a partir do conceito de acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência.

Novos prédios escolares

Das 13 escolas que iniciam o funcionamento este ano, dez oferecerão exclusivamente o ensino médio, duas terão a oferta do ensino fundamental e médio e uma última vai oferecer os anos finais do ensino fundamental.

As novas escolas serão criadas nos municípios de Rio do Prado, Caratinga, Governador Valadares, Betim, Esmeraldas, Montes Claros, São João da Ponte, Pará de Minas, Patos de Minas, Pedra Bonita e Sete Lagoas.