10h35min - 11 de Maio de 2007 Atualizado em 02h50min - 28 de Maio de 2013

Comunidades participam de peixamentos em todo o Estado

BELO HORIZONTE (11/05/07) – Os trabalhos realizados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para repovoar os rios afetados pela mortandade de peixes vêm atraindo o interesse de pessoas de todas as idades dispostas a assegurar a diversidade encontrada nas bacias hidrográficas mineiras, além de garantir as condições necessárias para milhares de pescadores que mantêm uma relação estreita com os rios. A mortandade acontece por causas naturais ou ação do homem fugindo às normas previstas na legislação ambiental.

O chamado peixamento acontece em todas as regiões do Estado, com destaque para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde está concentrada grande parte das usinas da Cemig e onde foram soltos mais de 50 mil peixes nos primeiros meses do ano. Em Araxá, além dos moradores locais, as autoridades envolvidas com o tema, incluindo representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Emater-MG, Copasa, Polícia Florestal, Prefeitura e Câmara Municipal, participaram da soltura de piracanjubas e piaparas no Rio Capivara, em março passado.

Durante a Semana das Águas, realizada também em março, cerca de 4,5 mil pessoas, que passaram pelo estande da Cemig no Parque de Exposições de Uberaba, receberam informações sobre a preservação da fauna aquática, e muitos deles participaram do peixamento no rio Uberaba. O analista de meio ambiente João Lopes, da Cemig, destacou a necessidade de aproximar a comunidade da proteção à fauna aquática. “Se não fosse a soltura de alevinos, espécies como a piracanjuba não existiriam mais”, ressalta.

Em Jeceaba, na região do Campo das Vertentes, a comunidade também se mobilizou em massa para auxiliar os técnicos da Cemig. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 20% do total de moradores do município, que tem pouco mais de 2.800 habitantes na área urbana, se concentraram em frente à Prefeitura para participar da distribuição dos alevinos. Foram soltos, principalmente por estudantes, 2,5 mil matrinxãs e 10.200 curimbas no rio Camapuã, afluente do rio Paraopeba.

Moção de aplauso

No município de Cruzília, no Sul de Minas, a Cemig realizou a soltura de peixes nativos oriundos da estação de piscicultura da Usina de Itutinga, em março. Mais de 700 espécimes foram soltos no rio Ingaí. O peixamento rendeu uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Cruzília. Segundo o vereador Fernando Rocha, que apresentou a moção, a ação foi “importantíssima” para conscientizar moradores e, principalmente, pescadores. “Nos últimos anos, não tínhamos peixes no rio. Um dos principais motivos era a pesca com rede. Esse trabalho foi essencial para mostrar o cuidado que cada um deve ter para que daqui a 10 anos ainda possamos encontrar as espécies que soltamos hoje”, alerta.